A UNEB assinou acordo de cooperação técnica com a organização da sociedade civil (OSC) Ecofalante. O convênio tem como objetivo proporcionar o acesso aos conteúdos audiovisuais, técnicos e educacionais fornecidos pela OSC à universidade.
Dentre as atribuições da parceria, estão a disponibilização da infraestrutura laboral para a realização das sessões de exibição fílmica do Programa Ecofalante Universidades; definição, junto à organização, dos filmes, datas, horários e locais das exibições; garantia da gratuidade nas sessões virtuais; disponibilização gratuita dos filmes em mídia ou link da Ecofalante Play; e realização de curadoria dos filmes a serem exibidos, junto à UNEB.
O acordo, válido por cinco anos, também prevê, para professores e técnicos cadastrados, a disponibilização da plataforma Ecofalante Play (veja aqui passo-a-passo para utilizar a plataforma), bem como, a oferta de cursos de curadoria de cinema, roteiro e linguagem audiovisual para o corpo docente, discente, técnico e comunidade do entorno dos campi.
“O convênio entre UNEB e a Ecofalante possibilita que a nossa instituição fortaleça a relação entre a arte e a educação, através do cinema, em todos os seus campi, com suporte do acervo fílmico como recurso didático-pedagógico em atividades de ensino, pesquisa e extensão. Esperamos que essa parceria seja um sucesso”, destacou a reitora da UNEB, Adriana Marmori.
A assessora Especial de Cultura e Artes (Ascult) da universidade, Nelma Aronia, celebrou a parceria entre as duas instituições uma vez que levará arte e educação para a comunidade acadêmica e externa.
“É com alegria que firmamos esse convênio, pois com ele, pudemos realizar neste mês a maior mostra de cinema da América do Sul, com temáticas variadas. Tivemos aqui na universidade mais de 1,5 mil estudantes durante todo o evento e foi muito gratificante ter essa interação com a comunidade estudantil do entorno. Esse convênio possibilita, também, trabalharmos, melhor, a arte e a educação pensando na sustentabilidade do nosso planeta”, destacou a assessora da Ascult.
O coordenador do Programa Ecofalante Universidades, José Mateus Rodrigues, também comemorou a consolidação do convênio: “É com satisfação e alegria que firmamos parceria com a UNEB. Estamos à disposição dos docentes para auxiliar na indicação de filmes para os mais diversos tipos de atividades que desejem realizar”.
Desenvolvimento sustentável através da educação e da cultura
A Ecofalante é uma organização da sociedade civil que tem como objetivo criar e trabalhar em projetos que contribuem para o desenvolvimento sustentável do planeta por meio da educação e da cultura.
Dentro da proposta da instituição, está o projeto Mostra Ecofalante de Cinema. A última edição com essa iniciativa foi realizada, também, nos campi de Salvador e de Camaçari. A mostra contou com exibição de filmes para estudantes e comunidade externa da instituição. A curadoria foi assinada pelas professoras Julice Oliveira, Margarete Conrado e Kadja Parente.
“A mostra foi muito especial porque integrou a celebração dos 40 anos da UNEB. A exibição contemplou o tema da diversidade como respeito aos povos originários, demarcação de terras, a questão ambiental e o uso das novas tecnologias na educação. Este acervo é uma arte que promove conhecimento. Esperamos que esse projeto enraíze como herança a formação de consciências críticas no desenvolvimento da autonomia”, afirmou Julice Oliveira.
Atualmente, a Ecofalante desenvolve o Programa Ecofalante Universidades, que promove, por meio da experiência com o cinema, a reflexão sobre temas socioambientais atuais e urgentes.
O programa conta com uma plataforma gratuita de filmes disponíveis para professores. Todo educador vinculado à uma instituição de ensino pode se cadastrar, visionar filmes e agendar sessões gratuitas para seus alunos por meio do site.
Entre os benefícios do programa está transversalidade, que colabora para a construção da reflexão multidisciplinar, além de estimular a produção audiovisual universitária em temas socioambientais.