A UNEB e a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) renovaram histórica parceria, com a assinatura de termo de adesão à Rede de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa do Estado da Bahia.
A cerimônia de assinatura aconteceu na tarde de hoje (21), no Sala de Reuniões da Reitoria da universidade, no Campus 01, em Salvador, em celebração ao Dia Internacional para Eliminação da Discriminação Racial, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Firmaram a parceria a reitora Adriana Marmori e a secretária Fabya Reis (Sepromi), sendo prestigiadas pela vice-reitora Dayse Lago, pelo pró-reitor de Ações Afirmativas (Proaf), Marcelo Pinto, e por vários gestores e assessores da universidade e da Sepromi. Participou ainda o deputado federal Valmir Assunção.
A Rede de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa integra o conjunto de diretrizes instituídas pelo Estatuto da Igualdade Racial e de Combate à Intolerância Religiosa da Bahia, implementado por lei estadual em 2014. A rede promove a articulação entre o estado, as instituições e universidades parceiras e a sociedade visando a construção de políticas públicas nessa área.
“A assinatura dessa parceria hoje, um dia de luta internacional contra o racismo, reforça o papel histórico da UNEB nas lutas contra o preconceito e a discriminação raciais. Nossa universidade sempre esteve e estará na defesa das pessoas negras e todas e todos que sofrem qualquer tipo de racismo”, destacou Adriana Marmori.
A reitora reafirmou o compromisso da gestão universitária de vigilância e combate permanente ao racismo, “especialmente o racismo estrutural, que permeia os setores institucionais”. “Nossa gestão assume esse lugar de defesa e também de proposição de políticas públicas. Para isso, vamos contar com as relevantes pesquisas dos nossos docentes sobre relações étnico-raciais”, reforçou a gestora.
Universidade da inclusão
Na avaliação da secretária estadual de Promoção da Igualdade Racial, a parceria com a UNEB representa o fortalecimento das políticas públicas de combate ao racismo e à intolerância religiosa na Bahia.
“Esta universidade é protagonista nessa luta, uma parceira estratégica e forte por tudo que representa a educação em nosso estado. A UNEB tem a marca da universidade da inclusão, a pioneira nas cotas raciais e de todo o trabalho de formação da luta antirracista”, salientou Fabya Reis.
A titular da Sepromi acrescentou que, “neste dia histórico, a UNEB crava com chave de ouro a renovação desse compromisso, pela reitora Adriana Marmori e toda sua equipe”. “Temos muita gratidão e satisfação por essa parceria, porque significa fortalecer essa grande rede de combate ao racismo estrutural e às intolerâncias, e caminharmos cada vez mais de braços dados com a ciência, com a produção do conhecimento, com a educação para a promoção da igualdade racial na Bahia”.
O pró-reitor Marcelo Pinto disse que a rede vai possibilitar que a UNEB, em parceria com a Sepromi, desenvolva, entre outras ações, cursos de extensão para formação de pessoas e agentes públicos, visando o adequado atendimento e acolhimento de vítimas de violência, discriminação e racismo.
“A principal contribuição da UNEB nessa rede será no eixo da formação, mas também na proposição e organização de eventos que ajudem a discutir, refletir e pautar politicas públicas de melhorias. Para isso, a Proaf vai atuar com a colaboração das demais pró-reitorias acadêmicas da universidade, porque queremos estimular o desenvolvimento de pesquisas que possam subsidiar propostas de novas políticas públicas assertivas”, completou o pró-reitor.
Texto: Toni Vasconcelos / Ascom
Fotos: Cindi Rios / Ascom