UNEB e TCE-BA alinham ações para aperfeiçoar conhecimento e gestão no estado

Gestores dialogaram sobre novas oportunidades de capacitação e intercâmbio entre universidade e órgão

A UNEB e o Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA), com o objetivo de fortalecer as ações de intercâmbio entre a academia e o órgão, promoveram uma reunião entre gestores na manhã de hoje (13), na sede do TCE-BA, em Salvador.

A reitora da universidade, professora Adriana Marmori, foi recebida pelo presidente e conselheiro do tribunal, Marcus Presidio. O encontro contou ainda com a participação do diretor da Escola de Contas Conselheiro José Borba Pedreira Lapa (ECPL), conselheiro Inaldo da Paixão Santos Araújo, que é também professor da UNEB.

A universidade foi ainda representada pelo diretor do Departamento de Ciências Humanas (DCH) do Campus I, em Salvador, Flávio Dias, pela auditora de Controle Interno (Auconti), Kátia Cilene Albuquerque, e pela coordenadora do Colegiado do Curso de Ciências Contábeis, do Campus I, Naira Souza Moura.

Durante o encontro, o conselheiro-presidente deu ênfase ao grande avanço vivenciado pela Casa de Contas e Controle da Bahia, não apenas na orientação aos administradores públicos, mas também na promoção de cursos de relevância para a gestão estadual.

“Temos investido nessa prática de aproximação entre o TCE-BA com os gestores públicos, sobretudo no sentido pedagógico, de orientação e capacitação. Como exemplo podemos citar o curso da nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos, que está ocorrendo hoje. Sejam muito bem-vindos e contem sempre com o TCE-BA para o desenvolvimento da gestão pública”, destacou Marcus Presidio.

Em sua participação, a reitora Adriana Marmori reconheceu que a orientação dos órgãos de controle é de extrema importância para que se garanta a boa governança nas instituições. E ainda propôs que o TCE-BA ministre o curso sobre a nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos para os gestores da UNEB, ao que o presidente Marcus Presidio colocou-se prontamente à disposição.

“É muito importante a aproximação com os órgãos de controle porque, afinal de contas, somos nós que estamos à frente, assinando contratos e convênios. Essa relação é muito necessária porque se trata de uma universidade imensa como a Uneb, com 24 campi, 143 cursos de graduação e 26 programas de graduação. É uma relação boa para os dois lados: tanto pelo espaço do conhecimento quanto pelo universo do controle, que faz com que evitemos a exposição a riscos na gestão. E ainda mais, a parceria também vai colaborar para os processos formativos do TCE/BA e de outras instituições do estado”, ressaltou a gestora.

Para o conselheiro Inaldo Araújo, o encontro de conhecimentos resultante da aproximação entre o TCE-BA e a UNEB é uma oportunidade ímpar para o aperfeiçoamento da gestão pública e da Corte de Contas baiana. “É com muita satisfação que recebemos hoje a magnífica reitora da UNEB, que traz, juntamente com nossos colegas da academia, uma proposta para o aperfeiçoamento da capacitação. Como o TCE-BA é uma das instituições que mais valorizam a capacitação, essa parceria com a UNEB, esta universidade multicampi, que abrange todo o estado, com certeza será muito exitosa”, afirmou o diretor da ECPL.

No encerramento da reunião, o conselheiro-presidente presenteou a reitora com o livro “A Cidade do Salvador”, de autoria do publicitário Nelson Varon Cadena, que reúne fotos históricas da primeira capital do Brasil.

Texto e fotos: Ascom/TCE-BA, com edição da Ascom/UNEB