UNEB e Unilab realizam primeiro congresso internacional de educação afrocentrada; inscrições de trabalhos devem ser solicitadas até 01/03

A UNEB, em parceria com a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), participará da realização do I Congresso de Educação Afrocentrada.

O evento será realizado entre os dias 5 e 9 de maio de 2025, no Campus I da UNEB, em Salvador, no Campus dos Malês da Unilab, em São Francisco do Conde, e também de forma remota.

O Congresso irá atuar para promover uma articulação entre profissionais da educação básica, docentes do ensino superior, pesquisadores(as), estudantes, ativistas do Brasil e de outros países, povos de terreiro e quilombolas, sobre conhecimentos e experiências em torno das diferentes dimensões e formas de prática da educação afrocentrada em diversos espaços educativos.

Os(as) interessados(as) em submeter trabalhos já podem inscrevê-los no site do evento, até o dia 1º de março de 2025. Os participantes ouvintes devem realizar inscrição gratuitamente até o dia 5 de maio de 2025.

A programação contará com minicursos remotos e presenciais; submissão de trabalho em sessões temáticas para apresentação oral; publicação dos trabalhos nos anais do congresso; tradução para a Língua Brasileira de Sinais (Libras); além de tradução simultânea inglês-português e transmissão online das mesas-redondas.

O Congresso terá a presença de professoras e professores dos Estados Unidos e da África do Sul, bem como de pesquisadores(as), docentes e estudantes de diversas regiões no Brasil.

O evento é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa Aforcentrar Saúde: Ilera Dudu (UNEB) e do Grupo de Pesquisa em Educação Afrocentrada (Grupeafro/Unilab Malês) , em parceria com o Laboratório de Edducação para Relações Étnico-Raciais (UFPE) e com o Grupo de Pesquisa Afroperspectivas, Saberes e Infâncias (UFRRJ). Estes grupos têm produzido pesquisas com ênfase nas discussões sobre formação docente, práticas pedagógicas, educação para as relações étnico-raciais, educação afrocêntrica, educação em saúde e sua articulação com a educação básica e o ensino superior.

Texto: Leandro Pessoa/Ascom