UNEB encerra Semana de Integração com várias atividades e participação de estudantes

Semana de Integração contou com extensa programação

A UNEB encerrou ontem (16) as ações da Semana de Integração 2023.1. A iniciativa marcou o início das atividades acadêmicas neste semestre letivo na instituição e destacou o tema “Inclusão na Universidade: nada sobre nós sem nós”.

Foram quatro dias de extensa programação, promovida entre os dias 13 e 16 de março, no Campus I universidade, em Salvador. O evento contou com aula inaugural, rodas de conversas e conferência destinadas aos novos e veteranos estudantes da instituição.

No último dia de atividades (16), houve a conferência “Respeita Nossa História: ações afirmativas, diversidade e educação inclusiva”, que foi ministrada pela professora Letícia Nascimento, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), com participações dos pró-reitores da UNEB, Marcelo Pinto (Ações Afirmativas – Proaf), e Elias Dourado (Gestão e Desenvolvimento de Pessoas – PGDP).

A Semana de Integração ainda oportunizou as rodas de conversas “Permanência e Extensão nas Encruzilhadas da Formação Universitária Inclusiva”, “Uma crítica à razão excludente: pesquisas e ações de resistência” e “Semeaduras de Ecologia de Gentes: a inclusão como possível”. As rodas tiveram participações de professores e estudantes da UNEB, e também de representantes do Movimento de Casas de Estudantes (MCE) da universidade.

O evento ainda reservou a aula inaugural, realizada no último dia 13 de março, da qual teve como objetivo debater acessibilidade e inclusão de forma propositiva e interseccionalizando os planejamentos de gestão de todas as instâncias da universidade. A mesa de abertura institucional contou com participação da reitora da universidade, Adriana Marmori; e a vice-reitora, Dayse Lago.

A programação da aula inaugural seguiu com a palestra “Educação Superior com Democracia e Participação: acessibilidade para além das barreiras”, ministrada pelo professor Décio Guimarães, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF), e mediada pela pró-reitora de Ensino de Graduação (Prograd) da UNEB, Gabriela Pimentel.

Também no mesmo dia (13), no Teatro da UNEB, no Campus I, ocorreu a aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) da instituição. A atividade reservou a conferência “Reforma da universidade e inovação pedagógica na ressaca de maio de 68: efeitos pedagógicos em Foucault, Deleuze, Barthes, Derrida e Certeau”, que foi ministrada pelo docente Jorge Ramos do Ó, da Unversidade de Lisboa (ULisboa).

A organização da Semana de Integração UNEB foi coordenada por um colegiado composto pelo Gabinete da Reitoria, pelas Pró-Reitorias de Ensino de Graduação (Prograd), de Pesquisa e Ensino de Pós-Graduação (PPG), de Extensão (Proex), de Assistência Estudantil (Praes), de Ações Afirmativas (Proaf), e de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PGDP), pela Secretaria de Acessibilidade e Inclusão (Sain) e pelos Centros de estudos e pesquisas da instituição.

As atividades da Semana de Integração 2023.1 como a aula inaugural, rodas de conversas e conferência podem ser revistas no canal da TV UNEB, no YouTube.

Texto: Danilo Cordeiro/Ascom

Fotos: Danilo Oliveira/Ascom