UNEB estuda parceria com Coletivo de Torcidas Canarinhos LGBTQ+ para fortalecer discussão do tema no futebol

Coletivo combate a LGBTfobia com ações e campanhas de inclusão e diversidade

Nesse mês de junho, em que se comemora o Orgulho LGBTQ+, a UNEB, por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), está em tratativas para estabelecer parceria com o Observatório da LGBTfobia no Futebol do Coletivo de Torcidas Canarinhos LGBTQ+.

Rosane Vieira e Onã Rudá: cooperação vai fortalecer a discussão sobre as questões LGBTQIAP+ no futebol

A cooperação entre as duas instituições tem como objetivo fortalecer a discussão sobre as questões LGBTQIAP+ no futebol. A universidade irá participar da construção do Anuário do Observatório que o coletivo lança, trazendo dados e informações a respeito da temática da diversidade dentro do futebol brasileiro.

O Anuário traz informações a respeito de casos de violências promovidos por agentes do futebol brasileiro (torcidas, elencos, direções, imprensa, arbitragem e outros), posicionamento dos clubes em datas alusivas à comunidade (17 de maio dia internacional de combate a LGBTfobia e 28 de junho dia internacional do orgulho LGBTQ+).

A publicação aponta ainda levantamentos e informações sobre legislação, procedimentos desportivos, históricos e outras informações sobre a comunidade e o combate a violência dentro do esporte.

“Essa parceria vai possibilitar o aprofundamento desses estudos, a qualificação do documento, ampliação do alcance e o fortalecimento do combate às discriminações nos esportes dentro do ambiente acadêmico, podendo ter diversos desdobramentos dentro e fora da universidade“, avalia a pró-reitora da Proex, Rosane Vieira.

Para o coordenador do coletivo, Onã Rudá, a cooperação auxilia no combate à discriminação da população LGBT no esporte. “É uma colaboração para qualificar nossos dados, que hoje é de referência nacional, destacando as boas práticas e posicionamento dos clubes esportivos e de ampliação no combate à discriminação da comunidade LGBT dentro do futebol”, destacou.

O Coletivo de Torcidas Canarinhos LGBTQ+ surgiu em 2019 e reúne atualmente 22 torcidas e coletivos LGBTQ+ de 21 clubes do Brasil. A iniciativa atua diretamente para inclusão da comunidade nos mais variados ambientes do futebol, visando combater a LGBTfobia com ações, campanhas, iniciativas e sugestões de inclusão e da diversidade.

Acesse aqui site do Canarinhos LGBTQ+.

Texto: Assessoria da Proex, com edição da Ascom. Foto e imagem: Divulgação.