UNEB firma parceria com Associação Beneficente Bembé do Mercado para implantação de Centro de Referência

Evento consolida parceria entre UNEB e Associação Bembé do Mercado para Centro de Referência.

Com o objetivo de preservar a cultura afro-brasileira, a UNEB firmou parceria com a Associação Beneficente Bembé do Mercado para criação e implantação do Centro de Referência Bembé do Mercado.

Em atividade, realizada no último dia 12 de fevereiro, no município de Santo Amaro, os representantes das duas instituições promoveram o seminário “Guardiões da tradição: diálogo para a construção do Centro de Referência Bembé do Mercado”.

O evento teve como objetivo apresentar os detentores do Bembé do Mercado e da comunidade em geral, a parceria formada entre a Universidade e a Associação.

O encontro foi marcado pela escuta aos membros do Bembé para definição de objeto, objetivo, áreas temáticas, serviços e metas de implantação, indicação de grupos de trabalho, cronograma anual de atividades para a concretização do citado centro.

“Esta colaboração entre a UNEB e a Associação Beneficente Bembé do Mercado é um marco significativo em nossa missão de promover ações afirmativas e reconhecer a importância do conhecimento ancestral. Entendemos que a ação afirmativa é o reconhecimento de que nós somos os grandes sabedores deste mundo, pois as primeiras universidades são de África. Este centro de referência será um espaço dedicado à valorização e preservação da cultura afro-brasileira, um lugar onde o saber ancestral será celebrado e transmitido às futuras gerações”, destacou a pró-reitora de Ações Afirmativas, Dina Maria Rosário.

José Raimundo Lima Chaves, conhecido como Pai Pote e presidente da Associação Beneficente Bembé do Mercado, celebrou a concretização da parceria com a Universidade. “É importante termos essa parceria com a UNEB porque fortalece não só a comunidade, mas também a associação. Além disso, nos proporciona educação e conhecimento mais elevado para a construção do nosso centro científico. Estou muito feliz com essa iniciativa, que poderá render ótimos frutos”, frisou.

A parceria para implantação do Centro de Referência conta com apoio das Pró-Reitorias de Ações Afirmativas (Proaf), de Infraestrutura (Proinfra), Sistema de Bibliotecas (Sisb), TV UNEB e da Assessoria de Comunicação (Ascom) da Universidade.

Centro de Referência será espaço científico cultural afro-brasileiro

O Centro de Referência propõe ser um espaço científico cultural Afro-brasileiro assentado nos princípios cosmológicos e epistemológicos das religiões de matriz africana localizado em Santo Amaro da Purificação.

O centro tem como propósitos a preservação da memória e história da população negra, o combate ao racismo e à intolerância religiosa e no fortalecimento da identidade e autoestima da população negra.

O espaço estará organizado nos seguintes eixos de trabalho: centro memória, centro de pesquisa e documentação, biblioteca, museu, observatório Bembé do Mercado e Núcleo de Formação Científico – Cultural.

A Associação Beneficente Bembé do Mercado é a instituição conhecida por organizar o “Bembé do Mercado”, maior celebração de candomblé de rua do mundo. A Associação reúne aproximadamente 65 terreiros de candomblé, com a finalidade de preservar os ritos e preceitos presente na festa, que é reconhecida como Patrimônio Imaterial do município de Santo Amaro, do Estado da Bahia e do Patrimônio Cultural Nacional.

Texto: Danilo Cordeiro/Ascom
Fotos: Antônio Carvalho/Ascom