UNEB inaugura novo espaço do Laboratório de Arqueologia e Paleontologia em Senhor do Bonfim

Evento celebrou ampliação do LAP com presença de gestores, pesquisadores, parceiros e estudantes

 

Estudantes, professores e gestores da UNEB participaram da inauguração do novo espaço do Laboratório de Arqueologia e Paleontologia (LAP), do Departamento de Educação (DEDC) do Campus VII da universidade, em Senhor do Bonfim.

A construção da nova área é fruto da parceria entre a UNEB e a empresa EDF Renewables, que investiu mais de R$ 240 mil na ampliação do laboratório. O evento foi realizado na última terça-feira (10).

Com espaço adicional de 215 metros, o equipamento vai passar a abrigar salas para reserva técnica, curadoria, análise e restauro dos materiais arqueológicos encontrados (veja matéria).

“Este novo espaço vai beneficiar o desenvolvimento de pesquisas científicas e o armazenamento dos materiais arqueológicos. Assim, iremos alimentar a exposição do nosso acervo para visitação de alunos, ampliando a interação com a comunidade escolar e universitária”, explicou a coordenadora do LAP, Cristiana Cerqueira.

Além do investimento financeiro, a empresa doou para a universidade 46 mil achados arqueológicos encontrados durante a construção da linha de transmissão do Parque Eólico Ventos da Bahia, localizado nos municípios de Mulungu do Morro e Cafarnaum.

A inauguração foi também prestigiada pelo reitor da UNEB, José Bites de Carvalho, que destacou a importância da parceria entre a universidade e a empresa para a produção do saber e a preservação histórica.

“Essa parceria que se concretiza aqui, é o início de um novo momento, em que todos poderão conhecer o nosso trabalho arqueológico. Diante da importância desse processo, vamos trabalhar para viabilizar o curso de Arqueologia em Senhor do Bonfim”, destacou o gestor.

Além da comunidade acadêmica, participaram da cerimônia de inauguração pesquisadores e gestores da comunidade externa e representantes da sociedade civil organizada.

Reitor prestigiou o evento e celebrou a possibilidade de democratização dos trabalhos em arqueologia da UNEB

Atividades do Laboratório

Com 19 anos de atuação, o Laboratório de Arqueologia e Paleontologia (LAP) tem o objetivo de realizar atividades de pesquisa e extensão nas áreas de arqueologia e paleontologia no território baiano.

O equipamento possui atualmente mais de 155 mil unidades de vestígios, todos codificados e acondicionados na reserva técnica. No local, há ainda coleções de referência e coleções didáticas das áreas do conhecimento, que são usadas em aulas.

Aproximadamente 60 pesquisas já foram desenvolvidas pelo laboratório. Dentre os projetos de pesquisa realizados está o “Sambaquis do litoral baiano”, desenvolvido em 2004, que estuda sítios costeiros, ocupações antigas do litoral norte da Bahia.

Está também a iniciativa “Arqueologia do semiárido baiano”, desenvolvida no semiárido do estado e responsável por realizar pesquisas em áreas de cavernas datadas há 9,4 mil anos.

No antigo espaço do LAP, serão realizadas ações de extensão universitária e exposições abertas à comunidade externa. Os materiais arqueológicos expostos serão alternados de acordo com as pesquisas realizadas pelo laboratório.

Registros da descoberta de material arqueológico em Senhor do Bonfim no último mês de janeiro

Estudos arqueológicos em Senhor do Bonfim

O Laboratório de Arqueologia e Paleontologia (LAP) desenvolve pesquisa científica com materiais arqueológicos encontrados, em janeiro deste ano, no município de Senhor do Bonfim.

Os objetos foram prospectados em uma propriedade agrícola. Havia no local, uma urna funerária com ossos humanos e utensílios de cerâmica como um vasilhame com opérculos (tampas), pertencente a um grupo humano pré-histórico de tradição ceramista Tupiguarani.

“Recebemos o parecer positivo do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) referente ao relatório de salvamento do achado arqueológico. Daremos entrada no projeto, continuidade aos estudos e iniciaremos escavações em outras áreas do terreno, para descobrir possíveis novos objetos pré-históricos”, ressaltou a professora Cristiana Cerqueira.

Os materiais arqueológicos, encontrados pela primeira vez em Senhor do Bonfim, estão armazenados no LAP. O material integra o projeto “Arqueologia do Semiárido Baiano”.

*Com informações e fotos de Lorena Simas, coordenadora do Núcleo de Assessoria de Comunicação (NAC)/Campus VII