O Escritório de Processos e Projetos (EPP), grupo de trabalho vinculado à Unidade de Desenvolvimento Organizacional (UDO), orienta quanto ao registro de cargo/função para usuários do Sistema Eletrônico de Informações (SEI Bahia) no âmbito da UNEB.
Cumpre salientar que o EPP é a unidade responsável na UNEB, em alinhamento com os Administradores Locais, por centralizar as demandas, manter a comunicação com a Secretaria da Administração do Estado da Bahia (SAEB) e garantir a adoção de melhores práticas para utilização adequada da ferramenta junto aos seus usuários.
Neste sentido, foi realizado um estudo técnico visando adotar uma gestão padronizada de cargos e assinaturas, especialmente considerando que na universidade é comum que um servidor possa executar diferentes papéis no decorrer de sua atividade laboral, inclusive de forma simultânea, não sendo possível expressar essa realidade de forma automatizada devido às limitações do sistema SEI Bahia.
Após análise da equipe técnica do EPP e aprovação da Chefia de Gabinete, fica definido que:
1. As disposições dos itens 2 e 3 se aplicarão exclusivamente aos servidores efetivos que ocupem cargo comissionado e/ou sejam nomeados de forma adicional para ocupar outra função, como em comissões.
2. Os servidores deverão possuir em seus cadastros no SEI Bahia o cargo/função efetivo, conforme registrado no sistema RH Bahia.
3. A identificação da função pela qual o servidor estará respondendo ao assinar documentos no sistema SEI Bahia poderá ser representada referenciando o cargo e a portaria que o autoriza no conteúdo do documento interno.
4. Os servidores contemplados na regra adotada podem adotar a funcionalidade “Texto Padrão” ou “Auto Texto” no SEI Bahia, onde poderão cadastrar suas diversas assinaturas e utilizá-las nos documentos internos, conforme a demanda, para que as assinaturas estejam em conformidade com a função exercida naquele momento.
5. De forma excepcional, não se aplicará o disposto no item 1. aos servidores que exerçam os cargos de Reitor(a), Vice-Reitor(a), Pró-Reitor(a) e Diretor(a), que deverão possuir em seus cadastros no SEI Bahia o cargo/função conforme a nomeação através de portaria. Considerando a necessidade destes em manter uma comunicação frequente com outros órgãos e instâncias externos à Universidade.
6. As adequações de cargo necessárias estarão vigentes a partir do dia 5 de dezembro de 2022, conforme análise da equipe técnica do EPP.
Para conhecer melhor a funcionalidade “Texto Padrão” e como utilizá-la, confira o Tutorial Rápido disponível na página: https://epp.uneb.br/sei/#tutoriais ou diretamente clicando aqui.
Unidade de Desenvolvimento Organizacional (UDO)
Escritório de Processos e Projetos (EPP)
Universidade do Estado da Bahia (UNEB)