A UNEB vai promover, entre os dias 19 e 22 de fevereiro, a Formação de Diretoras e Diretores de Departamento para Gestão (biênio 2024-2026), no auditório do Hotel Fiesta, no bairro do Itaigara, em Salvador.
O evento visa proporcionar discussão, interpretação e reflexão quanto ao processo da gestão universitária, em especial no âmbito do departamento, mediante a abordagem de temáticas pertinentes a processos acadêmicos e administrativos, considerando as dimensões política, organizacional e social da gestão educacional, sob a orientação da legislação nacional e legislação estadual relativa à educação superior e das normativas institucionais.
As atividades serão guiadas pelo tema “Universidade Pública: Gestão e Produção Acadêmico-Científica”.
A reitora da universidade, Adriana Marmori, destaca que a formação será um espaço rico de aprendizado e troca de experiências entre pessoas que assumem a direção, a liderança, a gestão acadêmico-financeira de uma instituição pública de educação superior.
“Vamos refletir sobre a UNEB, a partir de estudos de casos e palestras sobre temas apontados pelo próprio grupo de diretores e diretoras. Esperamos contribuir para novas práticas e inovações nessa área. Afinal, a governança pública é também um campo fértil de produção de saberes”, ressalta a reitora.
A programação do evento contará com cases e debates sobre “Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral e Sexual”, que terá a palestra da juíza Ana Conceição Barbuda, e “Responsabilidade fiscal e o papel do agente público”, ministrada pelo palestrante e conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA), Inaldo da Paixão. A formação ainda oportunizará a mesa-redonda “Bahia, UNEB e Gestão Pública em Dados”.
Destaque também para a roda de conversa e debates “Universidade Pública: Gestão e Produção Acadêmico-Científica”, que terá as participações da reitora Adriana Marmori e da docente Cicília Maia, pesquisadora da Universidade do Estado do Rio Grande Norte (UERN), a ser realizada no dia 19 de fevereiro, às 15h.