UNEB inicia projeto piloto para aprimorar gestão de pessoas na instituição

A Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PGDP) da UNEB vai iniciar, ainda neste mês de maio, o projeto piloto para identificação das competências institucionais e dimensionamento dos recursos humanos por ambiente organizacional.

A metodologia será inicialmente utilizada junto aos servidores da PGDP e terá como primeira etapa a oferta de oficinas. Durante as atividades, os participantes serão apresentados à concepção teórica da noção de gestão por competência e às abordagens para identificação de competências.

A segunda etapa será o lançamento das competências no Sistema Informatizado de Competências e Capacitação, ferramenta criada pela pró-reitoria, e a definição do grau de importância de cada uma delas, de acordo com os objetivos da PGDP.

Os servidores participantes deverão avaliar as competências identificadas de acordo com a atividade que desempenha e com seu grau de domínio em relação a sua execução. Posteriormente, os relatórios de lacunas de competências serão emitidos pelo sistema.

O levantamento resultante da iniciativa deve subsidiar a tomada de decisões referentes ao dimensionamento da força de trabalho, a adoção de um Sistema de Gestão de Competências e a elaboração do plano de capacitação dos servidores técnico administrativos. Esses itens devem compor o Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP).

A previsão da Subgerência de Gestão de Carreiras é que o projeto piloto seja executado em, aproximadamente, três meses. O setor é responsável pela implantação da metodologia e vinculado à Gerência de Desenvolvimento de Pessoas (GDP) da PGDP.

“O objetivo do trabalho é validar as competências das unidades que integram a estrutura organizacional da Universidade e conhecer a realidade dos servidores”, salienta a subgerente de Gestão de Carreiras da pró-reitoria, Silvana Caffé.

Ainda de acordo com a servidora, um mapeamento realizado de acordo com os critérios definidos pelo projeto deve permitir melhor análise e planejamento das necessidades da instituição e dos servidores, além do aprimoramento da gestão de pessoas “no que diz respeito ao treinamento, à capacitação e à avaliação dos servidores”.

Após o período de testes e aprimoramentos, o projeto deverá ser expandido gradualmente para as outras unidades administrativas da UNEB.

Deixe uma Resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *
Você pode usar estes HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>