UNEB inicia Semana de Integração 2025.1 nos campi de Barreiras e Juazeiro; programação multicampi segue com diversas atividades até sexta (28)

Reitora, Adriana Marmori, iniciou programação com aula magna no Campus de Barreiras.

A UNEB deu início nesta segunda-feira (24) à Semana de Integração, que abre o calendário letivo de 2025.1 da Universidade, com atividades multicampi e departamentais.

Uma das primeiras ações da Semana, foi a aula magna “A UNEB e a construção de saberes nos territórios identitários baianos”, realizada no Campus de Barreiras. A atividade foi ministrada pela reitora da instituição, Adriana Marmori, que fez uma reflexão acerca da inserção da Universidade no contexto atual da sociedade baiana.

“A territorialidade é um aspecto muito presente em nossa Universidade, marcada por sua multicampia. É a partir desse contexto que nos dirigimos à sociedade baiana, com sua abrangência e capilaridade, visando assegurar a formação integral da cidadã e do cidadão, sempre atentos aos princípios da ética, da democracia, das ações afirmativas, da justiça social e da pluralidade étnico-cultural”, afirmou a reitora.

Ainda em sua explanação, Adriana Marmori, apresentou como a inserção da Universidade nos territórios se dá a partir dos diversos programas que são realizados, em uma atuação em rede que envolve diferentes áreas do saber, bem como uma articulação direta com os municípios e comunidades.

“Não adianta termos cotas para negros, sobrevagas para povos originários, comunidade LGBTQ+, ciganos e ribeirinhos sem que estejamos abertos a outras formas de ensinar e aprender, que fazem parte do legado dessas pessoas. Essa presença nos territórios precisa permear todas as instâncias para garantir a inclusão”, declarou Adriana.

A mesa de abertura do evento foi composta pela diretora do Departamento de Ciências Humanas (DCH) do campus e também pró-reitora de Ensino de Graduação (Prograd) em exercício, Simone Coité, além dos representantes da coordenação de cursos, Carlos Alberto Leitão, dos docentes, Daniela Rossato, de técnicos, Carlos Tiano, e de estudantes, Lorrany Rodrigues, que deram as boas vindas aos novos estudantes da instituição.

“Por ser uma Universidade inclusiva e popular, a nossa UNEB é um mundo. Pela sua trilha histórica, de 1983 até aqui, é uma instituição que contribui para transformar vidas e impactar os territórios na formação integral e ações afirmativas”, destacou a Simone Coité, que mediou a aula magna ministrada pela reitora Adriana Marmori.

Programação no Campus de Juazeiro teve como destaque os 40 anos do DCH

Evento teve presença da vice-reitora, Dayse Lago, que ministrou palestra no Campus de Juazeiro.

Também na última segunda-feira (24), o Campus III da UNEB, em Juazeiro, realizou atividades da Semana de Integração. Na unidade, a comunidade acadêmica comemorou os 40 anos de história do Departamento de Ciências Humanas (DCH) com uma programação especial repleta de simbolismo e significado.

A mesa institucional contou com a presença da vice-reitora da Universidade, Dayse Lago, da diretora do DCH do Campus III, Andréa Cristiana Santos, da diretora do DTCS III, Gertrudes Macário, além de representnates estudantis, docentes e técnicos da instituição.

Mediada pela docente, Aurilente Rodrigues, a vice-reitora Dayse Lago proferiu a palestra “40 anos do DCH III – contribuição para a formação em Pedagogia”, que destacou a rica história do departamento. “O DCH do Campus III foi decisivo para a formação de profissionais e o desenvolvimento dos territórios aqui no Sertão Produtivo, produzindo conhecimento a partir de propostas teóricas como a educação contextualizada e a produção da comunicação e da cultura. Sua contribuição vai além do ensino, sendo um ponto de referência também em termos políticos e sociais”.

A diretora do departamento, Andréa Cristiana Santos, ressaltou a importância da celebração pelas quatro décadas da unidade. “Este é um momento especial, pois estamos reunindo nossos parceiros, professores aposentados, estudantes ingressantes e os nossos discentes regulares da graduação e pós-graduação. É também um momento de fortalecer os vínculos com a comunidade acadêmica e externa, demarcando a contribuição do departamento para o desenvolvimento educacional e cultural do território Sertão São Francisco”.

O DCH III da UNEB tem se consolidado ao longo de quatro décadas como um centro de excelência acadêmica, com cursos de graduação em Comunicação Social (Jornalismo em Multimeios) e Pedagogia, além de programas de mestrado e especialização.

A programação ainda reservou o lançamento da websérie comemorativa “Raiz de Poesia, Sementes de Saberes”, que celebra a trajetória do departamento e suas contribuições para a educação e o desenvolvimento da comunidade ao longo de 40 anos de existência e faz uma homenagem a Pedro Raymundo Rodrigues Rêgo, idealizador da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Juazeiro (FFCLJ), que deu origem ao DCH do Campus III. A produção audiovisual tem roteiro e direção da servidora técnica da Universidade, Klébia Muricy.

As atividades do primeiro dia da Semana de Integração, no Campus de Juazeiro, foram marcadas por intensa programação cultural e acadêmica, entre elas a apresentação do Coral da Uati.

Semana de Integração 2025.1 com atividades multicampi

A Semana de Integração 2025.1 segue até esta sexta-feira (28) com extensa programação multicampi. Todas as atividades estão sendo transmitidas ao vivo pelo canal da TV UNEB, no YouTube.

Destaque para a aula magna A Universidade e os desafios da democracia e da justiça na contemporaneidade”, que será proferida pela ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia Antunes Rocha. A atividade será realizada nesta sexta-feira (28), às 17h, por meio de videoconferência.

Os(as) interessados(as) em participar da aula magna devem realizar inscrição até o dia 28 de março, no Sistema Gerenciador de Eventos (SGE) da Universidade. Os(as) inscritos(as) receberão certificado.

A Reitoria, por meio da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Praes), estará, durante a Semana de Integração, com stand de acolhimento para apresentação das ações de assistência e permanência estudantil da Universidade, em todos os campi. Verifique dia e local nos respectivos departamentos.

Neste semestre, a UNEB recebe 4.780 novos estudantes, que se juntam aos mais de 23 mil já matriculados nos cursos de graduação e pós-graduação da instituição.

Veja programação completa da Semana de Integração UNEB 2025.1

Texto: Leandro Pessoa/Ascom e Letícia Duarte/Nucom – DCH III
Fotos: Lucas Souza/Nucom – DCH IX; Levi Varjão e Luan Barros/Nucom – DCH III