No Dia do Escritor, celebrado em 25 de julho, a Editora da UNEB (EdUNEB) e a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Prograd) da Universidade lançaram o livro “40 anos de ensino na UNEB – Práticas educativas em territórios da Bahia“.
O evento, realizado na tarde de ontem (25), em Salvador, foi realizado durante a programação do Encontro de Coordenadoras(es) e Secretárias(os) dos Cursos de Graduação da UNEB.
A cerimônia de lançamento reuniu escritores e organizadores da publicação composta pela reitora Adriana Marmori, pró-reitora da Prograd, Gabriela Pimentel, e pelo docente da Universidade, Elizeu Cruz.
“Essa obra literária celebra os 40 anos de atuação da UNEB na educação da Bahia e do Brasil. Ao falar dessa universidade, estamos nos referindo a um espaço de produção de conhecimento, intrinsecamente ligado às questões sociais que abraçamos desde sua fundação. A UNEB é conhecida por sua abrangência territorial, seu compromisso com a formação de pessoas e sua interiorização. Cada texto neste livro reflete a perspectiva de quem vivenciou o ensino de graduação ao longo de suas quatro décadas de existência. Tenho certeza de que, à medida que avançamos, a nossa instituição se tornará uma universidade centenária com uma rica história para contar, destacando nossas trajetórias profissionais e pessoais”, ressaltou a reitora.
De acordo com a pró-reitora da Prograd, Gabriela Pimentel, a publicação representa a materialização do ensino da UNEB em toda a sua história. “O livro traz uma mostra daquilo que a universidade tem como o seu traço, que é discutir as práticas educativas nos territórios da Bahia. Nós estamos aqui fazendo o lançamento dessa coletânea voltada para o ensino de graduação da Universidade, considerando toda sua trajetória. Então, isso é muito bom para todos nós, além de ser um veículo de publicação dos nossos trabalhos, mas também das nossas práticas”, considerou.
Para o professor Elizeu Cruz, a coletânea descreve questões importantes do cotidiano de diferentes áreas do conhecimento nos departamentos que constituem a instituição. “Foi um trabalho muito exigente e, ao mesmo tempo, um trabalho formativo, porque todos nós aprendemos, sobretudo no processo de produção de um material acadêmico na forma de livro, especialmente tentando reunir perspectivas diferentes, modos de analisar os contextos dos diferentes departamentos da universidade”, disse.
Composto por 343 páginas e escrito por 17 autores, todos docentes da Universidade, o livro “40 anos de ensino na UNEB – Práticas educativas em territórios da Bahia“ traz resultados de estudos e pesquisas relacionados às experiências no âmbito dos cursos de graduação da instituição, além de reflexões sobre práticas pedagógicas atentas ao caráter plural que define a história da UNEB.
Texto: Danilo Cordeiro/Ascom. Fotos: Danilo Oliveira/Ascom