Com a perspectiva de ampliar seus espaços de escuta e diálogo com comunidade acadêmica e externa da UNEB, a Reitoria da universidade lança o programa “Reitoria em Movimento”.
A programação que dará início à ação itinerante será no Campus de Barreiras e acontecerá entre os dias 9 e 11 de março.
A transferência do Gabinete da Reitoria para o interior contará com a presença da reitora, Adriana Marmori, da vice-reitora, Dayse Lago, do chefe de Gabinete, Pedro Daniel Souza, como também de pró-reitores e assessores, todos com agendas específicas junto à área finalística, baseadas nas demandas do campus e da região onde está inserido.
“A multicampia da UNEB nos remete a pensar a universidade e a sua gestão de forma descentralizada. Esse deslocamento valoriza o papel dos departamentos, nos aproxima da comunidade acadêmica, contribui para outro olhar diante dos problemas, como também sinaliza os potenciais de desenvolvimento e possíveis soluções e parcerias localmente”, destacou a reitora Adriana Marmori.
Agenda de encontros
O programa foi desenvolvido considerando a demanda da comunidade acadêmica quanto à presença da Reitoria nos campi.
A previsão é construir uma agenda de encontros com os públicos de todas as unidades acadêmicas da universidade, para conhecer as realidades e as necessidades locais.
A intenção é criar canais e espaços de interlocução que ampliem o debate democrático sobre temas e questões que importam à sociedade, e que trazem desafios tanto localmente quanto em contextos mais amplos, buscando soluções de forma colaborativa.
“Consideramos imprescindível uma articulação com as comunidades unebiana e dos territórios em que os departamentos estão inseridos. Esse programa vai nos permitir viver o cotidiano de nossas unidades acadêmicas em todo o estado, conhecer suas potencialidades, além de discutir as questões locais e construir coletivamente as saídas para as demandas que nos afetam”, frisou a vice-reitora Dayse Lago.
Operacionalização do programa
A definição de agenda local levará em consideração a metodologia participativa, envolvendo os três segmentos (discente, docente, técnico) e comunidade externa, nas plenárias e/ou fóruns de discussões, e também em visitas a órgão locais.
A fixação da reitoria nos locais ocorrerá com horários de atendimentos previamente agendados pelo gabinete, em consonância com a Assessoria Regional e a Direção do Departamento.
Para continuidade das atividades, a gestão se organizou com o projeto em que serão instaladas as Assessorias Territoriais (Assesp-T), que constituem instâncias regionais de articulação político-administrativa permanente da Reitoria com os Departamentos da universidade, para maior interação e proximidade com a Administração Central da instituição.
“A presença da Reitoria em Movimento nos diversos campi da UNEB remete a um compromisso de campanha das professoras Adriana e Dayse, e traduz na interdependência e integração do Gabinete da Reitoria com os diversos espaços da gestão universitária nos territórios”, destacou o assessor-chefe da Reitoria, Sérgio São Bernardo.