
Fornecer um panorama detalhado do ensino superior, orientando decisões governamentais e acadêmicas para a melhoria da qualidade educacional, esse é o objetivo do Censo da Educação Superior.
Realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Censo é a principal fonte de informações sobre as instituições de ensino superior do país, permitindo o desenvolvimento de pesquisas sobre o setor e a formulação de políticas públicas e o acompanhamento do desenvolvimento da educação universitária.
A UNEB, por meio do incentivo da Secretaria Especial de Avaliação Institucional (Seavi), participa anualmente e desempenha um papel essencial nesse processo, garantindo que os dados sejam precisos e reflitam a realidade do ensino. O levantamento ocorre de forma digital, com a coleta de informações feita pelas próprias instituições de ensino,
A Seavi, através do recenseador institucional designado, preenche formulários detalhados que abrangem diversos aspectos da vida universitária, como: características do corpo técnico-administrativo, bibliotecas, infraestrutura e acessibilidade. Também são considerados dados relativos ao Cursos de Graduação: grau acadêmico, local de oferta, vagas por turno, carga horária, formas de ingresso, recursos de tecnologia assistiva, além de dados relativos ao corpo docente: autodeclaração de raça/cor, sexo, titulação, regime de trabalho, atuação na IES, beneficiário de bolsa de pesquisa, dentre outros.
Contribuição dos docentes é essencial para participação no Censo
A contribuição dos docentes desempenha um papel central no Censo da Educação Superior, pois a partir das suas informações é possível traçar um perfil detalhado da atuação docente na universidade. Desse modo, é fundamental que os professores mantenham seus dados atualizados nos sistemas institucionais, contribuindo para que o recenseador da UNEB tenha acesso a dados fidedignos e possa representar fielmente a estrutura educacional da instituição.
Para contribuir com esse processo, os professores da Universidade devem manter seus registros funcionais atualizados no Sistema RH Bahia, além de manter o Currículo Lattes atualizado e cumprir os prazos de fechamento das cadernetas.
O Censo da Educação Superior é uma oportunidade para fortalecer o ensino universitário no Brasil. A UNEB, por meio de seus professores e gestores, desempenha um papel crucial na construção de uma base de dados sólida que contribuirá para o aprimoramento da educação superior no país. ”A contribuição dos docentes é fundamental para o bom desempenho da nossa universidade, pois os indicadores oficiais de qualidade do Ministério da Educação, como o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos (IGC), são calculados a partir dos dados de titulação e de regime de trabalho docente, declarados pela Uneb no Censo”, destaca a secretária da Seavi da UNEB, Eliene Maria da Silva.
O Censo contribui também para o cálculo de indicadores de qualidade, como o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos da Instituição (IGC). Esses indicadores servem como parâmetro de qualidade dos cursos e instituições para os órgãos oficiais e para o público, são fundamentais para orientar o trabalho dos gestores educacionais, sejam de instituições públicas ou privadas, além de serem úteis para pesquisadores, especialistas e estudantes do Brasil e do exterior, bem como para organismos internacionais.
No Censo 2024, a coleta de informações ocorre de forma digital, por meio do Sistema Censup, e todas as instituições de ensino superior — sejam federais, estaduais, municipais, privadas ou comunitárias—devem declarar seus dados até 18 de junho de 2025. Os resultados finais serão divulgados em 3 de setembro de 2025.
Informações: Site – www.seavi.uneb.br/censup
Texto: Danilo Cordeiro/Ascom