A comunidade acadêmica da UNEB está empenhada nas mobilizações para participar do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2024.
Nesta edição, serão avaliados os cursos de licenciaturas das seguintes áreas: Artes Visuais; Ciências Biológicas; Ciências Sociais; Computação; Educação Física; Filosofia; Física; Geografia; História; Letras (Inglês); Letras (Português); Letras (Português e Espanhol); Letras (Português e Inglês); Matemática; Música; Pedagogia e Química.
Na UNEB, serão avaliados 80 cursos nos diversos campi da instituição (veja aqui).
Enade das Licenciaturas
Instituído pelo Ministério da Educação (MEC), o Enade das Licenciaturas é uma reformulação da avaliação dos cursos que formam professores no Brasil.
Conforme os procedimentos estabelecidos na Portaria (nº 611/2024), publicado no Diário Oficial da União (DOU) de 1º de julho de 2024, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplicará o novo formato já na edição de 2024.
O Inep aplicará as provas teóricas, já comumente realizadas, e acrescentará ao Enade das Licenciaturas uma avaliação prática aos estudantes de graduação direcionada à docência. O objetivo é aprimorar os processos avaliativos e, consequentemente, as evidências a respeito de como está a formação de docentes no Brasil.
Com isso, o Enade terá dois tipos de avaliação (teórica e prática), com um cronograma específico para cada uma delas. Os procedimentos relativos à Avaliação Prática estão divididos em dois períodos: o primeiro, ainda em 2024, e o segundo, em 2025.
Cadastro e questionário
Para participar, os estudantes inscritos pela coordenação do seu curso, devem realizar cadastro no Sistema Enade através do seu acesso gov.br (sso.acesso.gov.br). O cadastro estará disponível até o dia 23 de novembro.
O estudante deverá responder ao questionário eletrônico, disponibilizado também no Sistema Enade, até o dia 23 de novembro. Após responder o questionário, deverá imprimir o Cartão de Informação do Estudante, indicando o seu local de prova.
A participação no exame é fundamental para qualificar o seu curso e valorizar a sua formação. Além disso, é condição obrigatória para colar grau e receber o seu diploma regularmente.
“De uma perspectiva macro, quando um estudante realiza a prova do Enade, ele se torna copartícipe dos resultados e das pesquisas sobre a avaliação da educação superior no país. Em uma dimensão mais específica, essa participação valoriza e consolida seu curso e sua instituição ao receber o diploma de maneira regular, ampliando assim as possibilidades de inserção no mundo do trabalho”, explica Eliene Maria, secretária Especial de Avaliação Institucional (Seavi) da UNEB.
A prova teórica do Enade 2024 será aplicada no dia 24 de novembro.
Boletim Enade 2024
Com objetivo de orientar a participação da UNEB no Enade, a gestão universitária disponibiliza a nova edição do Boletim Enade.
Elaborada pela Secretaria Especial de Avaliação Institucional (Seavi), Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Prograd) e Unidade Acadêmica de Educação à Distância (Unead), a publicação traz informações detalhadas sobre o exame, a exemplo do cronograma de atividades, cursos participantes e os atuais indicadores de avaliação dos cursos, entre outros dados relevantes.
Estudantes, professores e gestores da instituição podem consultar o material informativo através dos seguintes endereços:
Texto: Danilo Cordeiro/Ascom