A UNEB é a universidade pública com a maior representatividade feminina entre os estudantes. Mais de 15 mil mulheres fazem parte do corpo discente da instituição, número que representa 67,3% do total de alunos.
A informação tem por base o Censo da Educação Superior (edição 2018), realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC).
O levantamento aponta que as mulheres são maioria entre os estudantes das universidades brasileiras, alcançando 57% do total de matriculados em instituições de ensino superior públicas e privadas no país.
Outras duas universidades públicas na Bahia figuram entre as sete instituições melhores pontuadas nesse ranking nacional: a Uesb, em quarta posição, com 5.505 alunas matriculadas (62,4% do total do corpo discente) e a UFRB (5.410; 61%)
Mulheres lideram na pesquisa
Números do Censo da Educação Superior também mostram que, dos 81.713 estudantes universitários do país que receberam bolsas para participar de atividades de pesquisas científicas na graduação, 48.830 são mulheres, correspondendo a 59,8% das bolsas ofertadas.
A UNEB ocupa a segunda colocação nesse estudo entre as instituições públicas do país, com 70,3% das bolsas de pesquisa direcionadas a mulheres na instituição – atrás apenas da Universidade do Estado de Minas Gerais (71,4%).
Segundo a Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (Capes), 60% das bolsas ofertadas pela agência no Brasil são para pesquisas realizadas por mulheres.
Veja também:
UNEB tem maior representatividade feminina entre docentes de IES públicas no país
* Matérias reproduzidas do site/revista Quero Bolsa. Foto: Ascom.