UNEB no LARGO: Universidade participa de manifestação em defesa da Ciência neste 2 de julho

Em comemoração ao dia da Independência da Bahia, 2 de julho, e dando continuidade às ações do projeto UNEB no Largo, a universidade vai participar do tradicional Cortejo Cívico em celebração à data.

Neste ano, o desfile institucional fará parte da mobilização estadual intitulada “2 de Julho em Defesa Ciência”. A concentração de estudantes, pesquisadores, técnicos administrativos e professores está marcada para 7h, no Largo da Lapinha, em Salvador.

“A crise econômica atual tem limitado a atuação das instituições de educação superior em diversas frentes, reduzindo nosso potencial de efetivar uma educação mais qualificada e apta a contribuir de forma decisiva com o desenvolvimento da Bahia. Diante desse cenário, a participação de todos em manifestações como esta é imprescindível para firmar o posicionamento em prol de uma UNEB gratuita, democrática e de qualidade”, salienta o reitor da UNEB, José Bites de Carvalho.

A manifestação está sendo promovida pela Academia de Ciências da Bahia (ACB) e conta também com adesão da Uefs, da Uesb, da Uesc, da Ufba, da Ufob, da Ufrb, da Ufsb, do Ifba, do IFBaiano, das Academias de Letras da Bahia, de Medicina da Bahia, Baiana de Medicina Veterinária e da Fiocruz.

“O 2 de julho é uma data heroica para a Bahia e o Brasil. Simboliza a verdadeira Independência do País. Nesse sentido, a Academia de Ciências da Bahia está liderando esta manifestação, com o objetivo de despertar a população para o valor da ciência, bem como revelar o perigo que a atual situação de penúria orçamentária representa para o futuro do país”, destacou o presidente da ACB, Jailson Andrade.

O Centro de Estudos dos Povos Afro-Índio-Americanos (Cepaia) da UNEB, no Santo Antônio Além do Carmo, será o ponto de encontro da instituição ao final do cortejo.

Imagem (home): arte de Serafim Nossa Jr./Ascom