A UNEB, representada pelo Laboratório de Arqueologia e Paleontologia (LAP) do Campus VII da universidade, em Senhor do Bonfim, participou do evento “Arqueologias na Bahia: Bens do Brasil”, realizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), no último dia 26 de julho, em Salvador.
A iniciativa, que celebrou o Dia do Arqueólogo, contou com a apresentação da arqueóloga e professora da UNEB Cristiana Santana, coordenadora do LAP, que palestrou sobre o tema “Arqueologia no Semiárido Baiano”, destacando as pesquisas arqueológicas desenvolvidas pela UNEB nas regiões de Senhor do Bonfim e de Caetité.
A iniciativa reuniu outros arqueólogos palestrantes, convidados pelo Iphan, além de representantes de órgãos e entidades que trabalham com o patrimônio cultural e com licenciamento ambiental, como o Instituto estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) e outros órgãos do estado e da prefeitura de Salvador. Além da capital, a celebração foi realizado nas outras unidades do Iphan no Brasil.
O Laboratório de Arqueologia e Paleontologia, vinculado ao Departamento de Educação (DEDC) do Campus VII da UNEB, em Senhor do Bonfim, é um projeto de extensão que, entre outras atividades, desenvolve pesquisas no semiárido baiano.
Texto: LAP, com edição da Ascom. Foto: Divulgação.