A UNEB vai realizar a Aula Inaugural do semestre 2023.1 nesta segunda-feira (13), às 19h, no Teatro UNEB, no Campus I, em Salvador. O evento contará com transmissão ao vivo no canal da TV UNEB, no Youtube.
A atividade contará com o tema “Educação Superior com Democracia e Participação: acessibilidade para além das barreiras”, e será ministrada pelo professor Décio Guimarães, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF).
O evento será iniciado pela mesa de abertura institucional com a participação da reitora da universidade, Adriana Marmori, e da vice-reitora, Dayse Lago.
A Aula Inaugural está na programação da Semana de Integração 2023.1, que será promovida entre os dias 13 e 16 de março, no Teatro UNEB, no Campus I da instituição, em Salvador. Com o tema “Inclusão na Universidade: nada sobre nós sem nós”, a iniciativa marca o início das atividades acadêmicas neste semestre letivo. As atividades vão contar com transmissão ao vivo no canal da TV UNEB, no YouTube.
Nos dias 14 e 15, serão promovidas as rodas de conversas “Permanência e Extensão nas Encruzilhadas da Formação Universitária Inclusiva”, “Uma crítica à razão excludente: pesquisas e ações de resistência” e “Semeaduras de Ecologia de Gentes: a inclusão como possível”. As atividades terão participação de professores e estudantes da UNEB, e também de representantes do Movimento de Casas de Estudantes (MCE) da universidade.
Já no dia 16, às 19h, será realizada a conferência “Respeita Nossa História: ações afirmativas, diversidade e educação inclusiva”, ministrada pela professora Letícia Nascimento, da Universidade Federal do Piauí (UFPI). As atividades realizadas durante a Semana de Integração serão transmitidas pelo canal da TV UNEB, no YouTube.
A organização da Semana de Integração UNEB é coordenada por um colegiado composto pelo Gabinete da Reitoria, pelas Pró-Reitorias de Ensino de Graduação (Prograd), de Pesquisa e Ensino de Pós-Graduação (PPG), de Extensão (Proex), de Assistência Estudantil (Praes), de Ações Afirmativas (Proaf), e de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PGDP), pela Secretaria de Acessibilidade e Inclusão (Sain) e pelos Centros de estudos e pesquisas da instituição.
Programação e links das lives:
13/03 – 19h – Mesa de Abertura e Aula Inaugural
14/03 – 9h – Roda de Conversa: Permanência e extensão nas encruzilhadas da formação universitária inclusiva
15/03 – 14h – Roda de Conversa: Uma crítica a razão excludente: pesquisas e ações de resistência
15/03 – 15h30 – Roda de Conversa: Semeadura de ecologia de gentes: A inclusão como possível
16/03 – 19h – Conferência: Respeita nossa história: Ações afirmativas, diversidade e educação inclusiva
Texto: Danilo Cordeiro/Ascom
Artes: Artur Alencar/Prograd