A UNEB, por meio do Núcleo de Estudos Africanos e Afro-brasileiros em Línguas e Culturas (NGEAALC), iniciará o curso Letramentos em Educação Infantojuvenil Negrorreferenciada, nos dias 22 e 23 de novembro, no Barracão do Ilê Axé Opô Afonjá, no bairro do São Gonçalo, em Salvador.
O objetivo da iniciativa é estimular discussões e aperfeiçoar conhecimentos sobre educação de crianças e jovens referenciada em culturas negras, promovendo atualização e ampliação de práticas pedagógicas em letramentos necessários à formação antirracista, abrindo espaço para o protagonismo de estudantes negros/as/es.
O curso é destinado para professores das redes públicas de ensino da Bahia. Os(as) interessados(as) devem solicitar inscrição através do e-mail xiredepalavrasuneb@gmail.com. A carga horária total é de 220 horas. Os componentes serão ofertados de novembro de 2024 a novembro de 2025. Os encontros serão quinzenais em 2025, às tardes de sexta-feira e aos sábados (manhã e tarde).
Neste sábado (23), os participantes da formação terão oportunidade de participar do Sarau Afrocultural Ilê Axé Opô Afonjá, a partir das 16h, que também será realizado no local.
A formação – O curso Letramentos em Educação Infantojuvenil Negrorreferenciada é uma das ações extensionistas previstas no projeto Xirê de Palavras no Afonjá: círculo de vivências com palavras de origem africana pela contação de histórias na Biblioteca Maria Stella de Azevedo Santos, realizado pelo Núcleo de Estudos Africanos e Afro-brasileiros em Línguas e Culturas (NGEAALC), vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Universidade.