Como uma das iniciativas em homenagem aos 40 anos da UNEB, artistas grafiteiros promoveram na tarde de hoje (27) uma intervenção no muro externo do Campus I da universidade, em Salvador.
A ação, realizada no Dia Mundial do Grafite, foi proposta pelo artista visual Denissena Fóssil e apoiada pela Assessoria Especial de Cultura e Artes (Ascult) da instituição.
“A proposta é ressignificar o espaço e trazer um novo sentido através de imagens inspiradas nos 40 anos da UNEB, trazendo elementos em imagens que dialoguem com as questões de gênero, da diversidade e dos movimentos sociais. Propor essa iniciativa traz uma alegria para mim porque tenho uma relação histórica com essa instituição”, destacou o artista.
Fruto do projeto de formação de artistas de Denissena, Marcos Santana, conhecido como “Saic”, esteve presente na atividade e revelou o sentimento quando está atuando como grafiteiro. “Quando pintamos sentimos uma liberdade. É algo que traz satisfação e prazer. Isso é um verdadeiro contato com a arte”.
A reitora da universidade, Adriana Marmori, e a assessora Especial de Cultura e Artes (Ascult) da instituição, Nelma Aronia, acompanharam a atividade de intervenção artística dos profissionais.
“É um orgulho ter os muros da nossa universidade grafitados por pessoas que são daqui do bairro do Cabula, onde a instituição está instalada, trazendo novas cores, ressignificando o lugar da UNEB para a vida também dessas pessoas. Agradecemos a parceria, esse trabalho dedicado dos artistas que estão aqui trazendo o belo para que toda a comunidade interna e externa valorize”, ressaltou a reitora.
Segundo Nelma Aronia, a intervenção oferece liberdade aos artistas de contar as suas histórias. “É como se os narradores viessem para a praça pública contar as suas histórias e sua observação do mundo. Estamos celebrando os 40 anos da UNEB com esse trabalho maravilhoso e que com certeza vai se estender por outros espaços da universidade”.
A intervenção artística realizada pelos grafiteiros pode ser vista no muro externo do Campus I da universidade, em Salvador, localizado na Rua Silveira Martins, em frente ao Cabula Master Shopping.
Texto: Danilo Cordeiro/Ascom
Fotos: Danilo Oliveira/Ascom