A UNEB realizará no próximo dia 18 de novembro, a partir das 8h, no Teatro do Campus I da Universidade, em Salvador, o VI Afrocultura.
A iniciativa é uma realização dos servidores técnicos do Teatro da Universidade, com o objetivo de unir à comunidade acadêmica, os estudantes e professores das escolas redes de ensino estadual e municipal em um evento cultural sobre a Consciência Negra.
O evento, aberto ao público, nesta edição terá como tema “Arte e Cultura Negra: Expressões de Resistências e Liberdade”. A programação prevê diversas atividades, em ambos os turnos, como rodas de conversas, música e outras atividades artísticas e culturais.
Pela manhã acontecerá um bate-papo sobre Cultura Negra com o professor da UNEB, Wilson Mattos, mais apresentação das Sambadeiras do programa Universidade Aberta da Terceira Idade (Uati).
À tarde será exibido o filme Osvaldão, e também a apresentação do grupo de percussão Projeto Dendê. A programação reserva ainda a participação dos grupos de capoeira Sete Quedas e Mestre Trovão, além do Baller Dança e da peça teatral do Instituto Sagrado.
O evento Afrocultura acontece sempre no mês da Consciência Negra e relembra as lutas, a cultura e os movimentos sociais que atuam em prol dessa temática junto à sociedade.
A atividade visa estimular a reflexão crítica sobre o racismo estrutural e suas implicações na sociedade, ao mesmo tempo em que celebra a riqueza e a diversidade da cultura afro-brasileira.
A iniciativa é realizada em parceria com a Secretaria Especial de Articulação Interinstitucional (Seai) e a Assessoria Especial de Cultura e Artes (Ascult) da UNEB.