UNEB realiza Audiência Pública sobre Cultura, Artes e Movimentos Democráticos com comunidade acadêmica e externa nos campi de Xique-Xique e Irecê

No mês de abril, a UNEB dará continuidade à escuta e ao diálogo com a comunidade acadêmica e comunidade externa, com a realização de novas Audiências Públicas sobre Culturas, Artes e Movimentos Democráticos na Extensão Universitária, nos campi de Xique-Xique e Irecê.

Nos dias 7 e 8 de abril, os diálogos serão realizados no Campus XXIV, em Xique-Xique. Já no dias 9 e 10 do mesmo mês, as escutas serão realizadas no Campus XVI, em Irecê.

A programação do evento nos dois campi inclui apresentações artísticas, conversas abertas sobre a territorialização das políticas extensionistas em culturas, artes e movimentos democráticos, e grupos de trabalho (GTs), que abordarão temas ligados às áreas de Cultura, Direitos Humanos, Meio Ambiente e Saúde, sempre seguindo um contexto que dialogue com as realidades locais.

As audiências são realizadas a partir da parceria entre a Pró-Reitoria de Extensão (Proex), Assessoria Especial de Cultura e Artes (Ascult), Gabinete da Reitoria – Assessoria Especial Territorial (ASSESPT), direções de Departamentos, coordenações dos Núcleos de Pesquisa e Extensão (Nupe) e das Assessorias Territoriais da UNEB.

Nesta rodada, as audiências contam com o apoio dos Departamentos e dos Núcleos de Pesquisa e Extensão dos campi de Xique-Xique e Irecê, que contribuíram na mobilização dos diversos movimentos sociais que atuam nos territórios de identidade onde os departamentos estão inseridos.

As Audiências Públicas têm como público a comunidade acadêmica, a comunidade externa, coletivos culturais, artistas, movimentos sociais e os trabalhadores da cultura.

A ação, que está em curso desde 2024, busca fortalecer a presença da universidade nos territórios de identidade, garantindo que os programas extensionistas atendam às demandas locais. As Audiências também têm como objetivo promover a colaboração, incentivando a criação de ações conjuntas com a comunidade, além de estimular a participação social, em que a população contribua com as decisões da universidade.

No período de 2024, entre os meses de abril e setembro, foram realizadas sete Audiências Públicas nos campi de Juazeiro, Brumado, Bom Jesus da Lapa, Barreiras, Lauro de Freitas, Ipiaú e Alagoinhas. Dessa forma, as audiências são um instrumento para fortalecer a relação entre a Universidade e a sociedade, garantindo que as ações extensionistas sejam repensadas de forma democrática e participativa.

Veja programação da audiência no Campus de Xique-Xique
Veja programação da audiência no Campus de Irecê

Texto: Núcleo de Comunicação Proex, com edição da Ascom