A UNEB realizou a formatura de nova turma do curso de Pedagogia pelo programa Parfor da universidade.
A solenidade, ocorrida na noite dessa sexta-feira (14), lotou o Teatro UNEB, no Campus I, em Salvador, com familiares e amigos dos formandos, gestores e comunidade acadêmica da universidade e convidados.
Essa turma de Pedagogia marca a história do Parfor UNEB porque reuniu professores e profissionais de escolas e creches comunitárias, em sua maioria mulheres negras de comunidades populares que superaram dificuldades para obter a graduação em uma universidade pública.
A mesa solene foi composta pelo reitor da UNEB, José Bites de Carvalho, pelo diretor do Departamento de Educação (DEDC) do campus, Valdélio Silva, pela secretária estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Olívia Santana, pela vereadora da capital Aladilce Souza, entre outros convidados.
“A comunidade da UNEB se sente muito honrada e orgulhosa de ter participado e ajudado a construir essa bonita história de luta e superação de cada um vocês, história que culmina nesta noite com a formatura de vocês”, disse o reitor José Bites, destacando também o pioneirismo da universidade no desenvolvimento e expansão de programas de formação de professores da educação básica, como o Parfor, em muitos municípios baianos.
O diretor Valdélio Silva ressaltou a importância do Parfor UNEB por dar oportunidade de graduação em uma universidade pública de qualidade a centenas de mulheres e homens, a maioria negras e negros pobres. “Essa turma, de pessoas que trabalham em escolas comunitárias, é um exemplo da relevância desse programa, de caráter inclusivo e emancipador. Parabéns a vocês”, pontuou.
Madrinha da turma, Aline Peixoto, primeira-dama do estado, enviou mensagem aos formandos: “Hoje, a Bahia escreve mais um capítulo na história da educação ao formar uma turma de Pedagogia com profissionais oriundos das escolas comunitárias, feito histórico que merece o registro e os aplausos de toda a sociedade baiana. Tenho o maior respeito pelo trabalho desenvolvido pelas creches comunitárias e o papel social e educacional desenvolvido por tais instituições”.
O Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Parfor) é uma iniciativa conjunta do Ministério da Educação (MEC), universidades e secretarias de Educação estaduais e municipais. Há cerca de 17 anos a UNEB atua nessa ação, ofertando cursos nos 24 campi da instituição e em várias regiões da Bahia, já tendo graduado mais de 17 mil professores em áreas como Pedagogia, Matemática, Biologia, História, Geografia e Letras.
A cerimônia foi abrilhantada com uma apresentação da Banda Didá e de outros artistas, que emocionaram o público presente.
Fotos: Cindi Rios/Ascom
Confira mais fotos do evento em nosso Flickr.