Entre os dias 26 e 29 de agosto, a UNEB dará continuidade à escuta e ao diálogo com a comunidade acadêmica e comunidade externa para as Audiências Públicas sobre Culturas, Artes e Movimentos Democráticos na Extensão Universitária, em três campi da instituição.
No dia 26, os diálogos serão realizados no Campus XX, em Brumado. Nos dias 27 e 28, será a vez do Campus XVII, em Bom Jesus da Lapa. Dia 29, o Campus IX da Universidade, em Barreiras, encerrará o ciclo de escuta.
A programação de cada campus foi proposta e será conduzida pela comunidade acadêmica e externa e conta com grupos de trabalho (GT) com temáticas de interesse de cada território, conversas abertas e diversas apresentações artísticas. Um momento de escuta, partilha de experiências e de fortalecimento do debate da cultura nos territórios.
Segundo Daniela Galdino, gerente de Apoio à Cultura e às Ciências (GACC) da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), a expectativa é percorrer diferentes Territórios de Identidade da Bahia até o final de 2024, fomentando o debate e realizando escuta às comunidades externas e acadêmica.
“Esse movimento nos permitirá repensar as políticas extensionistas da UNEB durante o percurso, aprimorando cada vez mais a participação democrática. Além disso, as audiências públicas estão diretamente relacionadas com a consolidação do Programa de Arte e Cultura (Proarte) da Universidade, sobretudo por se constituírem como espaço de troca de experiências com artistas, coletivos culturais e gestores culturais em atuação nesses territórios de identidade”, frisou a gerente da GACC da Proex.
A primeira Audiência Pública aconteceu em abril deste ano, no Campus III, em Juazeiro. A atividade contou com uma programação extensa, com cinco grupos de trabalhos, apresentações artísticas, além da mesa institucional e da conversa aberta com a presença da comunidade acadêmica e externa.
A partir da primeira experiência foi realizada uma chamada pública para que os campi com interesse de realizar a audiência pudessem submeter suas propostas. A partir disso, a expectativa é a realização de outras 12 audiências até o final de 2024.
As audiências são realizadas a partir da parceria entre a Pró-Reitoria de Extensão (Proex), Assessoria Especial de Cultura e Artes (Ascult), Gabinete da Reitoria – Assessoria Especial Territorial (ASSESPT), direções de Departamentos, coordenações dos Núcleos de Pesquisa e Extensão (Nupe) e das Assessorias Territoriais da UNEB.
Veja programação das Audiências no Campus de Brumado
Veja programação das Audiências no Campus de Bom Jesus da Lapa
Veja programação das Audiências no Campus de Barreiras
Texto: GACC – Proex, com edição da Ascom