O Laboratório de Quadrinhos e Ilustrações (Lab – HQ) da UNEB, vinculado ao Departamento de Ciências Exatas e da Terra (DCET) do Campus I, em Salvador, vai trazer o cartunista, ilustrador e caricaturista Cau Gomez a universidade para um bate-papo.
O evento, que é gratuito e aberto aos públicos interno e externos da instituição, será realizado no auditório do DCET da unidade, na próxima sexta-feira (6), às 14h.
Durante a conversa, o cartunista vai apresentar a sua trajetória pessoal, de jovem negro vindo da escola pública, e as suas realizações como profissional premiado e reconhecido internacionalmente nas Artes Gráficas.
Natural de Belo Horizonte, Minas Gerais, Cau Gomez já trabalhou em jornais diários como “A Tarde”, “O Estado de S. Paulo” e “Jornal do Brasil”, revistas nacionais, a exemplo da Playboy e Piauí, e nas internacionais “Courrier International” e “Le Monde Diplomatique Brasil”.
Ele recebeu, recentemente, três importantes prêmios, no XVIII PortoCartoon World Festival – Porto (Portugal); no XXXIII Aydin Dogan International Cartoon Competition, em Istambul (Turquia), e no Award for Cartoon – 49th World Gallery of Cartoons, em Skopje (Macedônia).
É coautor e ilustrador do livro “Pastinha, o Menino que virou Mestre de Capoeira”, pela Editora Solisluna, único livro baiano infanto-juvenil a ser finalista do Prémio Jabuti (2012). Também ilustrou os livros “O Dia em que os Gatos aprenderam a tocar Jazz”, (2012); “Dias de Tempestade” (2013); e “E eu, Só uma Pedra” (2016), todos pela Editora Cepe, em Pernambuco.
Em 2017, na cidade do Porto, realizou uma exposição individual no Museu Nacional da Imprensa (MNI), com mais de 100 trabalhos originais. No mesmo período, foi o primeiro cartunista convidado a ministrar palestras e oficinas durante dois meses no projeto de Residência Artística na Casa Wolinski/ PortoCartoon, espaço dedicado exclusivamente ao resgate e propagação do cartoon e das artes gráficas.
Informações: e-mail labhquneb@gmail.com.