UNEB recebe selo por compromisso com a diversidade LGBTQIAPN+

Selo foi concedido pela Secretaria Municipal de Reparação de Salvador

A UNEB recebeu, na última quarta-feira (11), o Selo da Diversidade concedido pela Prefeitura de Salvador através da Secretaria Municipal da Reparação (Semur). A premiação foi concedida na categoria Compromisso com a diversidade LGBTQIAPN+.

Em cerimônia, realizada em Salvador, o Selo contemplou outras 134 instituições e entidades. O selo da UNEB foi recebido pela pró-reitora de Ações Afirmativas (Proaf), Dina Maria Rosário, que é também membro do Comitê Gestor do Selo da Diversidade.

“A conquista, pela UNEB, do Selo Compromisso com a Diversidade LGBT+ é um marco que reafirma nosso comprometimento com a construção de uma universidade que se propõe a ser um espaço de todas, todes e todos. Por meio de políticas transformadoras, como as cotas para acesso ao ensino universitário para travestis, homens trans, mulheres trans e pessoas não binárias, implementadas desde 2018 e reformuladas em 2024, e a garantia do uso do nome social, institucionalizada em 2014, damos passos concretos para assegurar o acesso, a permanência e a pós-permanência da comunidade LGBTQIAPN+ na universidade”, ressalta Dina Maria Rosário.

O Selo da Diversidade é um Programa, instituído por meio do Decreto nº 35.071/2022, que visa reconhecer publicamente as ações de promoção da equidade de orientação sexual e identidade de gênero na gestão de pessoas e marketing das empresas e organizações públicas, privadas e da sociedade civil da cidade de Salvador.

Ao aderirem ao Selo, as empresas se comprometem a responsabilidade social de combate às práticas LGBTfóbicas no ambiente de trabalho e devem apresentar propostas que serão analisadas por um Comitê Gestor.

Texto: Leandro Pessoa/Ascom. Foto: arquivo pessoal.