O Centro de Estudos dos Povos Afro-índio Americanos (Cepaia) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) recebeu, no dia 8 de junho, a visita de estudantes da New York University (EUA).
O encontro foi organizado pelos pesquisadores Cleber Lázaro Julião Costa, docente do Colegiado do Curso de Ciências Sociais ofertado pelo Departamento de Educação (DEDC) do Campus Ida UNEB, em Salvador, e Erich Dietriech, professor da instituição norte-americana.
Além de Cleber, que é também coordenador do Grupo de Pesquisa em Instituições e Desigualdades, a universidade foi representada também pela vice-reitora, Dayse Lago, pelo pró-reitor de Ações Afirmativas (Proaf), Marcelo Pinto, e o diretor do Cepaia, Euclides Santos.
Estudante da New York University, Jamie Dehook destacou a importância da visita para a sua carreira universitária. Ele e mais nove discentes da Pós-Graduação da instituição participaram da viagem.
“Na UNEB, foi possível entender como funcionam as formas de discriminação fundadas no racismo. Não havia percebido como turista, mas, na condição de acadêmica, tive contato com professores da UNEB que trouxeram informações sobre as relações raciais no Brasil”, destacou o pós-graduando.
A comitiva da instituição norte-americana prestigiou também o evento de celebração dos 39 anos de institucionalização da Universidade do Estado da Bahia, no dia 1º de junho, no Campus I, e puderam conhecer melhor a importância histórica da universidade de toda a Bahia.
Informações e Fotos: Michele Menezes/Proaf-UNEB