UNEB reúne comunidades acadêmica e externas em novo Encontro de Turismo de Base Comunitária e Economia Solidária; participe!

A Universidade do Estado da Bahia (UNEB) realiza presencialmente, a partir desta segunda-feira (26), o XII Encontro Turismo de Base Comunitária e Economia Solidária (ETBCES), no Campus I da instituição, em Salvador.

Com o tema “Diversidade e Relações Inter Comunitárias”, a iniciativa tem como objetivo mobilizar e formar as comunidades de bairros populares nos quais a UNEB desenvolve ações de pesquisa, ensino e extensão para o turismo de base comunitária, para o cooperativismo e para os ecossocioempreendimentos de economia solidária.

O trabalho visa a organização em rede dos arranjos socioprodutivos locais, fortalecendo a cultura oriunda de povos indígenas, afro-brasileiras e africanas, cuja expressão é marcante na localidade do antigo quilombo Cabula.

O evento congrega também a IX Mostra de Cultura e Produção Associada ao Turismo de Base Comunitária e a Economia Solidária e a VIII Feira de Meio Ambiente e Saúde. A programação é aberta ao público e segue até o próximo sábado (1º). Serão realizadas rodas de conversa, oficinas, mesas temáticas e apresentações culturais. Para o encerramento, o ETBCES propõe um roteiro turístico alternativo.

De acordo com a coordenadora do evento, professora Francisca de Paula, a realização neste mês reúne propósitos significativos: “contemplou-se o sentido e significado do Setembro Amarelo, proporcionando oportunidades de mais atenção e cuidados uns com os outros. Outro fator igualmente relevante é o período inicial do segundo semestre com aulas presenciais, propiciando a participação de discentes e docentes e das comunidades do Quilombo Cabula e outras”.

Realizado desde 2011, o Encontro Turismo de Base Comunitária e Economia Solidária é parte do processo de pesquisa, ensino e extensão desenvolvido no bairro do Cabula e em bairros adjacentes e atua sob a perspectiva de integração dos diversos sujeitos sociais que compõem o universo do Projeto Turismo de Base comunitária no Cabula (TBC Cabula), da UNEB.

Informações: Portal TBC Cabula – IG @portaltbccabula.

Imagem (destaque): Anderson Freire/Ascom