UNEB, Sedur e lideranças comunitárias dialogam por ações da universidade no bairro de Cajazeiras

Gestores da UNEB se reuniram com lideranças comunitárias de Cajazeiras na Reitoria.

Com o objetivo de discutir possibilidades e encaminhamentos para a implantação de ações da UNEB no bairro de Cajazeiras, em Salvador, representantes da universidade, da Secretaria estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e das lideranças comunitárias da localidade estiveram reunidos na manhã de hoje (30), na Reitoria da instituição, no Campus I, em Salvador.

O encontro foi conduzido pela reitora Adriana Marmori, ao lado da secretária estadual (Sedur), Jusmari Oliveira, e da vice-reitora Dayse Lago.

“Recebemos a demanda dos líderes comunitários de Cajazeiras, que também as entregaram para a Sedur, para discutir essa questão. O nosso objetivo é levar a UNEB para Cajazeiras, com os projetos de extensão, com a oferta de curso de graduação e pesquisas. Neste encontro, encaminhamos a criação de uma comissão para analisar os projetos que já foram enviados à universidade, desde 2008, para essa instalação. Vamos elaborar um plano de relação universidade e comunidade de Cajazeiras, e vamos concretizar isso, contando também com o apoio das forças acadêmicas e comunitárias e do governo do estado”, destacou a reitora.

A secretária Jusmari Oliveira ressaltou a importância da implantação de uma universidade pública em Cajazeiras. “A UNEB tem um significado muito importante para a educação superior pública na Bahia. Ter uma universidade pública em Cajazeiras vai contribuir para o desenvolvimento da comunidade e da região. Acredito muito na força que a UNEB terá para contribuir com o desenvolvimento do bairro de Cajazeiras”, afirmou.

A vice-reitora da universidade, Dayse Lago, relembrou o desejo antigo da instituição de instalar-se na região. “A instalação da universidade pública em Cajazeiras já é clamor de muito tempo. É preciso também frisar que a articulação entre a universidade e a comunidade precisa ser constante, sobretudo, na oferta e desenho curricular dos cursos”, salientou.

Segundo o representante do Movimento Unidade Democrática de Salvador (Mude), Cleide Avelino, a mobilização para implantação da UNEB em Cajazeiras vai ofertar melhorias para moradores. “Desde 2008, que nós encampamos um projeto de implementação da UNEB em Cajazeiras, com objetivo de melhorar as condições de vida das pessoas na perspectiva de intelectualizar, proteger e desenvolver a comunidade de Cajazeiras. A parceria entre a UNEB e governo do estado será importante para concretizar essa realidade”, afirmou a líder comunitária. 

Para o também líder comunitário e radialista da Rádio Cajazeiras FM, Caleb Avelino, é fundamental ter uma universidade pública em um dos maiores bairros de Salvador. “Temos quase um milhão de moradores em Cajazeiras. É importante que a universidade pública esteja presente não só no centro, mas também na periferia”, defendeu o comunicador.

A reunião ainda contou com a presença dos assessores especiais (Assesp) da Reitoria, Sérgio São Bernardo e Rita Carvalho, da pró-reitora de Extensão (Proex), Rosane Vieira, do secretário de Relações Institucionais (Seai), Ricardo Moreno, da coordenadora-geral do programa Universidade para Todos (UPT/UNEB), Simone Wanderlei, da diretora do Departamento de Educação (DEDC) do Campus I, Carla Liane, e do representante da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), Thiago Martins.

Texto: Danilo Cordeiro/Ascom. Fotos: Danilo Cordeiro e Danilo Oliveira/Ascom