A Reitoria da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) publicou, na edição desta quarta-feira (19) do Diário Oficial do Estado, portaria com 287 promoções de carreira de docentes da instituição.
A conquista é fruto de atualização na legislação estadual, que culminou na reformulação do quadro docente, e de intensa articulação da Administração Central da UNEB com o governador, Jerônimo Rodrigues, e com as equipes das Secretarias da Educação (SEC) e da Administração (Saeb).
“Seguimos trabalhando diuturnamente, dentro e fora da UNEB, com articulação e ações efetivas para cumprir com os nossos compromissos de gestão assumidos, seja para a valorização das pessoas, como também de suas carreiras, garantindo assim os direitos trabalhistas em nossa instituição. A publicação representa, ainda, uma grande luta da categoria docente. Nossas professoras e nossos professores, hoje, fazendo jus à qualificação realizada”, ressalta a reitora, professora Adriana Marmori.
A gestora destaca ainda que a Administração Central segue implementando esforços, também, com atenção às progressões dos técnicos e das técnicas e das analistas universitários e universitárias da UNEB, para publicação o quanto antes.
Do total de promoções, seis foram da classe de auxiliar para assistente, 28 de auxiliar para adjunto, 168 de assistente para adjunto, 61 de adjunto para titular e 24 de titular para pleno.
“Este resultado é fruto dos esforços da nossa reitora, professora Adriana Marmori, da PGDP e de todo o grupo de gestão, que encaminha as demandas que surgem com profundos cuidado e diligência, no sentido de fortalecer a instituição e assegurar diretos que são fundamentados na legislação à qual estamos vinculados”, salienta o pró-reitor de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PGDP), Elias Dourado.
De acordo com o gestor, já foram encaminhados à Saeb todos os processos de solicitação abertos por docentes da universidade. “Resolvemos todas os pedidos até o momento e, em seguida, estamos abertos a fazer novas promoções, de acordo com os encaminhamentos à PGDP”.
Promoção e Progressão Funcionais
A conquista das promoções surge em período de avanços consolidados pela Administração Central da UNEB. Apenas em 2022, foram 508 técnicos e analistas universitários e 51 docentes promovidos em suas carreiras. No campo das progressões, são 29 técnicos e analistas e 315 professores que obtiveram a devida aprovação dos seus processos funcionais.
A promoção do servidor é um deslocamento vertical na carreira funcional, que incide no aumento salarial devido ao avanço da funcionalidade do servidor, de acordo com o grau e a titulação alcançada.
Esse tipo de mudança usualmente envolve o aumento da responsabilidade do profissional diante das novas funções adquiridas.
Já a progressão funcional é um avanço horizontal na carreira do servidor, com aumento salarial, porém sem modificação no nível das suas funções.