Webinário internacional dialoga sobre a formação docente na contemporaneidade

Evento foi destinado aos profissionais da educação das redes básicas de ensino e universitária

“Potencialidades da profissão docente em tempos de crise”. Esse foi o tema central do II Webinário Internacional da Rede de Pesquisa da Profissão Docente (REPPOD), realizado entre os dias 11 e 13 de dezembro.

O evento teve como público-alvo os profissionais da educação das redes básicas de ensino e da educação universitária, além de gestores universitários e da educação básica.

Promovido de forma online, a atividade teve como objetivos interrogar a docência como profissão atravessada pela atual crise conjuntural da formação docente, e cartografar as potencialidades e limites das pesquisas que tratam da formação docente na contemporaneidade.

A programação do webinário reservou palestras, conferências, rodas de conversa, apresentação de trabalhos, lançamento de livros e atividades culturais. Destaque para a participação da vice-reitora da UNEB, Dayse Lago, e da pesquisadora Bernardete Angelina Gatti (PUC-SP), que ministrou a conferência “Potencialidades da docência em tempos de crise”.

O evento também reservou mesas temáticas com as participações dos docentes Carolina Tamayo (Colômbia), Tiago da Silva Ribeiro (INES-RJ), Gabriel Roizman (CABA-Argentina), além da palestra de encerramento “Desafios da/na atratividade da carreira docente em tempos de crise: Por que (não) ser professor/a hoje?”, ministrada pela professora Mairce da Silva Araújo (UERJ).

O webinário tem a realização da Rede de Pesquisa da Profissão Docente (REPPOD), através dos grupos de pesquisa Estudo e Pesquisa Educação e Cultura (Gepeduc) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), e do grupo Diversidade, Discursos, Formação na Educação Básica e Superior (Difeba), além da participação e parceria do grupo de pesquisa Docência, Narrativas e Diversidade (Diverso), Cultura Visual, Educação e Linguagem – (Cult-Vi) da UNEB, Desleituras (UNEB), Linguagens, Estudos Culturais e Formação do Leitor(a) (Lefor/UNEB), Formação, Experiência e Linguagens (Fel/UNEB), do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Científica, e da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, através do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem.

Texto: Danilo Cordeiro/Ascom. Fotos: print transmissão virtual Google Meet.