Na manhã desse sábado (26) a Universidade Federal do Rio Grande foi palco de um embate muito equilibrado entre o BahiaRT e o ITAndroids.
As equipes de robôs simulados ficaram no 0x0 após uma partida com chances para os dois lados. Uma prorrogação com dois tempos de três minutos se seguiu e a igualdade persistiu. O título de 2019 foi então decidido nos pênaltis. O BahiaRT foi mais eficiente e marcou quatro penalidades contra apenas três da equipe paulista do ITA. O resultado manteve a hegemonia nacional da equipe unebiana nessa modalidade.
A Competição Brasileira de Robótica (CBR) aconteceu entre os dias 22 e 26 de outubro, na cidade de Rio Grande (RS), como parte do Robótica 2019. Neste ano o Brasil sediou mais uma vez a Competição Latino Americana de Robótica (LARC), de forma que essa foi também uma conquista continental.
Com o título, o BahiaRT, da UNEB, sagrou-se heptacampeão brasileiro e hexacampeão latino-americano de futebol de robôs.
Resultados científicos
O Futebol de Robôs Simulados é um desafio para as comunidades de robótica e inteligência artificial. Representa uma classe de problemas de sistemas multirrobôs autônomos.
Sistemas de múltiplos robôs atualmente estão sendo aplicados à agroindústria, construção civil, estoque e distribuição de mercadorias em larga escala, entre outras áreas.
O BahiaRT é uma iniciativa de pesquisadores e estudantes do Núcleo de Arquitetura de Computadores e Sistemas Operacionais (Acso), vinculado ao Departamento de Ciências Exatas e da Terra (DCET), do Campus I da UNEB, em Salvador.
Criado em 2006, o Acso é cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O núcleo possui natureza interdisciplinar, atuando em pesquisa, ensino e extensão.
Fotos: Acso/BahiaRT