Referendada por larga maioria da comunidade acadêmica na eleição de outubro passado, a gestão universitária não deu trégua aos esforços para a contratação de novos docentes e, assim, assegurar a oferta de componentes curriculares em todos os campi da instituição este ano.
De janeiro até o momento, a universidade já contratou 37 professores e está selecionando outros 163 docentes, totalizando 200 novos profissionais em sala de aula nos 29 departamentos.
Segundo dados da Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PGDP) da UNEB, dos 37 docentes já contratados, 33 foram designados de cinco seleções públicas para professor substituto realizadas pela instituição nos últimos anos, todas ainda dentro do prazo legal de validade, a saber: editais 019/2014 (quatro professores designados), 103/2015 (12), 093/2016 (12), 006/2017 (um), 006/2018 (quatro); um docente é visitante; e os outros três foram convocados do concurso público aberto pela universidade em 2016 (Edital 103/2016), específico para o Departamento de Ciências da Vida (DCV), no Campus I.
E estão em andamento duas novas seleções públicas para professor substituto — inscrições abertas de amanhã (27) a 5 de abril —, que perfazem um total de 163 vagas distribuídas em 23 campi da instituição.
“Estamos determinados a buscar atender as demandas por professor de todos os componentes curriculares ofertados este ano nos departamentos da capital e do interior, a fim de garantir a qualidade do ensino em todos os nossos cursos. Entendemos que esse é um direito fundamental dos nossos discentes e um dos compromissos prioritários da gestão central e setorial da universidade”, avaliou o reitor da UNEB, José Bites de Carvalho.
O reitor assegurou também que, embora a universidade esteja realizando emergencialmente contratações docentes por tempo determinado, a gestão continuará empenhada em conseguir autorização do governo do estado para a abertura de novos concursos públicos: “A solução definitiva da falta de professores está no concurso público. Continuaremos negociando com o governo, apesar do atual cenário geral de restrições orçamentárias”.
De acordo com a pró-reitora Lilian Encarnação Conceição (PGDP), as vagas de docentes constantes dos editais de seleção abertos foram definidas atendendo demandas dos colegiados de curso e diretorias de departamento.
Imagem: Anderson Freire/Ascom