O programa Reitoria em Movimento chegou ao Departamento de Educação (DEDC) do Campus X, em Teixeira de Freitas nessa segunda (27). A quinta edição da iniciativa avançou no processo de consolidação de uma política de gestão democrática, transparente e participativa.
Para realização das atividades, a transferência do Gabinete da Reitoria para o interior contou com a presença da reitora, Adriana Marmori, e da vice-reitora, Dayse Lago.
A reitora, que presidiu a mesa de abertura do evento, destacou a importância de celebrar os 40 anos da universidade nos quatro cantos do estado, onde a UNEB se faz presente, e frisou as expressivas ações desenvolvidas pela universidade no extremo sul da Bahia.
“Este ano comemoramos quatro décadas de conexões com a comunidade externa, com as ciências em todas as áreas do conhecimento, com a produção de saberes e fazeres, em todas as suas dimensões. E, assim, há 40 anos, seguimos contribuindo com a formação de milhares de pessoas pelas portas da graduação, da extensão, da pesquisa. Somos nós, conectados uns aos outros, aqui em Teixeira de Freitas e em todos os nossos campi, que fazemos essa instituição se sustentar, se fortalecer, se desenvolver”, celebrou a reitora.
A vice-reitora, Dayse Lago, pontuou a importância do Programa Reitoria em Movimento, uma ação que valoriza e exalta a multicampia unebiana através da presença e da escuta sensível. “Esse programa possibilita encontros essencialmente formativos para todas as pessoas envolvidas. Aqui, juntas e juntos, criamos um ambiente de aprendizados e trocas que se ampliam, se relacionam, se entrelaçam pelo bem maior que é o fortalecimento da nossa universidade visando a qualidade e excelência da formação superior da nossa gente.”
O diretor do DEDC X, Ariosvaldo Gomes, ressaltou o importante papel do Reitoria em Movimento. “Esse programa nos aproxima enquanto instituição multicampi, uma vez que pensamos em uma programação que atendesse às demandas de todos os segmentos da universidade. É um movimento que fortalece não apenas a gestão central, mas também a direção de departamento, os colegiados de curso, além dos projetos e parcerias que firmamos”, destacou.
O roteiro contou ainda com a presença do Chefe de Gabinete, Pedro Daniel Souza, das pró-reitoras de Ensino de Graduação (Prograd), Gabriela Pimentel, de Extensão (Proex), Rosane Vieira, de Pesquisa e Ensino de Pós-Graduação (PPG), Tânia Hetkowski, e de Ações Afirmativas (Proaf), Dina Maria Rosário.
Diplomação de estudantes indígenas
O roteiro do programa reservou ainda a diplomação de estudantes da Licenciatura Intercultural de Educação Escolar Indígena (Liceei) ofertada no campus de Teixeira de Freitas.
Ângelo Pataxó, discente indígena graduado na cerimônia desta terça-feira (27), enfatizou a importância de estreitar os laços com a reitoria da universidade.
“O Liceei é fruto de muita luta da comunidade indígena. É muito simbólico ter a reitoria aqui prestigiando essa cerimônia de diplomação. É o reconhecimento institucional do curso e também um momento em que o curso se reconhece na instituição. O sentimento é de acolhimento e conquista”, comemorou Ângelo.
Agnaldo Pataxó corroborou com a fala de Ângelo e destacou: “a educação é fundamental, mas deve ser feita do nosso jeito. Não viemos para universidade para sermos moldados, viemos para quebrar paradigmas e fizemos isso!”.
A coordenadora da primeira turma do Liceei, professora Maria Geovanda Batista, destacou o pioneirismo da UNEB na formação superior indígena. “Travamos muitas lutas para garantir o ensino superior aos povos indígenas. Fomos a primeira turma de licenciatura indígena do Nordeste e a quarta do Brasil. Agradeço aos encantados pelo pioneirismo da UNEB e destaco aqui o protagonismo indígena nessa conquista”, falou emocionada.
A reitora presidiu a solenidade de entrega dos diplomas e reiterou o compromisso da universidade com os povos originários. “Reitero a importância da presença indígena dentro da universidade, fazendo história, defendendo as línguas e as linguagens, defendendo os saberes construídos em todas as áreas do conhecimento. Nossa universidade reafirma diuturnamente o compromisso com a reparação história , com as políticas afirmativas de inclusão e permanência. Esse lugar é de vocês estamos juntos nessa luta. Parabéns a todas e todos pela conquista!”, celebrou a reitora.
A mesa solene de entrega dos diplomas contou ainda com a presença da representante da etnia Tupinambá, Maria Luiza Nascimento, do professor do Liceei, Halysson Fonseca, e da secretária acadêmica do curso, Cassilene Almeida.
Extensa Programação
A programação desta edição do Reitoria em Movimento contou também com reunião entre o grupo da Gestão Universitária, a direção do departamento e coordenadores de colegiado dos cursos de Graduação e Pós-Graduação do campus, além de espaço para atendimentos individualizados com pró-reitoras e pró-reitores.
As atividades seguiram até esta terça-feira com uma visita guiada às instalações do Campus X e com reuniões ampliadas com técnicos, discentes e docentes.
“A chegada do Programa Reitoria em Movimento estabelece um diálogo próximo entre os professores, técnicos e estudantes. E, nos 40 anos da UNEB, esse encontro se faz ainda mais importante por reforçar a história unebiana na comunidade”, pontuou a técnica administrativa Jaciara Dias, secretária do colegiado de Letras/Português.
Para a professora do campus, Arolda Maria, o programa mostra o entendimento da reitoria sobre a importância de acessar as realidades locais. “Nesses dois dias conseguimos pensar juntos os diálogos que podemos estabelecer dentro da nossa multicampia, de modo a representar toda a nossa diversidade.”
Parcerias e projetos
A programação foi encerrada com uma visita ao Programa Arboretum, uma iniciativa interinstitucional, que tem o objetivo de contribuir com a conservação, restauração e valorização da diversidade da Mata Atlântica, na Hileia Baiana, por meio da produção, difusão e aplicação de conhecimentos tradicionais e técnicos científicos com responsabilidade socioambiental.
Na ocasião, a reitora assinou um novo convênio com a comunidade de Volta Miúda e a renovação do acordo com o Arboretum.
O programa – A intenção do Reitoria em Movimento é criar canais e espaços de interlocução que ampliem o debate democrático sobre temas e questões que importam à sociedade, e que trazem desafios tanto localmente quanto em contextos mais amplos, buscando soluções de forma colaborativa.
A definição de agenda local sempre leva em consideração a metodologia participativa, envolvendo os três segmentos (discente, docente, técnico) e comunidade externa, nas plenárias e/ou fóruns de discussões, e também em visitas a órgão locais.
Texto: Wânia Dias/Ascom, com apoio de Juliana Vila Nova
e Eduardo Rocha, do Núcleo de Comunicação do Campus X
Fotos: Juliana Vila Nova e José Eduardo Rocha,
do Núcleo de Comunicação do DEDC/Campus X