Reitoria em Movimento: Programa mobiliza campus de Teixeira de Freitas; diplomação de discentes da licenciatura indígena é destaque

Graduação da 1ª turma da Liceei/Campus X representa marco que reverencia lutas, abertura de caminhos e consolidação de pontes

O programa Reitoria em Movimento chegou ao Departamento de Educação (DEDC) do Campus X, em Teixeira de Freitas nessa segunda (27). A quinta edição da iniciativa avançou no processo de consolidação de uma política de gestão democrática, transparente e participativa.

Adriana Marmori: 40 anos de formação e conexão

Para realização das atividades, a transferência do Gabinete da Reitoria para o interior contou com a presença da reitora, Adriana Marmori, e da vice-reitora, Dayse Lago.

A reitora, que presidiu a mesa de abertura do evento, destacou a importância de celebrar os 40 anos da universidade nos quatro cantos do estado, onde a UNEB se faz presente, e frisou as expressivas ações desenvolvidas pela universidade no extremo sul da Bahia.

“Este ano comemoramos quatro décadas de conexões com a comunidade externa, com as ciências em todas as áreas do conhecimento, com a produção de saberes e fazeres, em todas as suas dimensões. E, assim, há 40 anos, seguimos contribuindo com a formação de milhares de pessoas pelas portas da graduação, da extensão, da pesquisa. Somos nós, conectados uns aos outros, aqui em Teixeira de Freitas e em todos os nossos campi, que fazemos essa instituição se sustentar, se fortalecer, se desenvolver”, celebrou a reitora.

Dayse Lago: aprendizados, trocas e fortalecimento

A vice-reitora, Dayse Lago, pontuou a importância do Programa Reitoria em Movimento, uma ação que valoriza e exalta a multicampia unebiana através da presença e da escuta sensível. “Esse programa possibilita encontros essencialmente formativos para todas as pessoas envolvidas. Aqui, juntas e juntos, criamos um ambiente de aprendizados e trocas que se ampliam, se relacionam, se entrelaçam pelo bem maior que é o fortalecimento da nossa universidade visando a qualidade e excelência da formação superior da nossa gente.”

Gestoras foram acompanhadas pelo diretor, Ari Gomes, e assessora territorial, Rozi Silva

O diretor do DEDC X, Ariosvaldo Gomes, ressaltou o importante papel do Reitoria em Movimento. “Esse programa nos aproxima enquanto instituição multicampi, uma vez que pensamos em uma programação que atendesse às demandas de todos os segmentos da universidade. É um movimento que fortalece não apenas a gestão central, mas também a direção de departamento, os colegiados de curso, além dos projetos e parcerias que firmamos”, destacou.

O roteiro contou ainda com a presença do Chefe de Gabinete, Pedro Daniel Souza, das pró-reitoras de Ensino de Graduação (Prograd), Gabriela Pimentel, de Extensão (Proex), Rosane Vieira, de Pesquisa e Ensino de Pós-Graduação (PPG), Tânia Hetkowski, e de Ações Afirmativas (Proaf), Dina Maria Rosário.

Diplomação de estudantes indígenas

O roteiro do programa reservou ainda a diplomação de estudantes da Licenciatura Intercultural de Educação Escolar Indígena (Liceei) ofertada no campus de Teixeira de Freitas.

Agnaldo recebeu diploma das mãos da reitora

Ângelo Pataxó, discente indígena graduado na cerimônia desta terça-feira (27), enfatizou a importância de estreitar os laços com a reitoria da universidade.

“O Liceei é fruto de muita luta da comunidade indígena. É muito simbólico ter a reitoria aqui prestigiando essa cerimônia de diplomação. É o reconhecimento institucional do curso e também um momento em que o curso se reconhece na instituição. O sentimento é de acolhimento e conquista”, comemorou Ângelo.

Agnaldo Pataxó corroborou com a fala de Ângelo e destacou: “a educação é fundamental, mas deve ser feita do nosso jeito. Não viemos para universidade para sermos moldados, viemos para quebrar paradigmas e fizemos isso!”.

Diplomação foi marcada pelos registros de luta

A coordenadora da primeira turma do Liceei, professora Maria Geovanda Batista, destacou o pioneirismo da UNEB na formação superior indígena. “Travamos muitas lutas para garantir o ensino superior aos povos indígenas. Fomos a primeira turma de licenciatura indígena do Nordeste e a quarta do Brasil. Agradeço aos encantados pelo pioneirismo da UNEB e destaco aqui o protagonismo indígena nessa conquista”, falou emocionada.

A reitora presidiu a solenidade de entrega dos diplomas e reiterou o compromisso da universidade com os povos originários. “Reitero a importância da presença indígena dentro da universidade, fazendo história, defendendo as línguas e as linguagens, defendendo os saberes construídos em todas as áreas do conhecimento. Nossa universidade reafirma diuturnamente o compromisso com a reparação história , com as políticas afirmativas de inclusão e permanência. Esse lugar é de vocês estamos juntos nessa luta. Parabéns a todas e todos pela conquista!”, celebrou a reitora.

A mesa solene de entrega dos diplomas contou ainda com a presença da representante da etnia Tupinambá, Maria Luiza Nascimento, do professor do Liceei, Halysson Fonseca, e da secretária acadêmica do curso, Cassilene Almeida.

Extensa Programação

A programação desta edição do Reitoria em Movimento contou também com reunião entre o grupo da Gestão Universitária, a direção do departamento e coordenadores de colegiado dos cursos de Graduação e Pós-Graduação do campus, além de espaço para atendimentos individualizados com pró-reitoras e pró-reitores.

Jaciara Dias: diálogo e valorização da história

As atividades seguiram até esta terça-feira com uma visita guiada às instalações do Campus X e com reuniões ampliadas com técnicos, discentes e docentes.

“A chegada do Programa Reitoria em Movimento estabelece um diálogo próximo entre os professores, técnicos e estudantes. E, nos 40 anos da UNEB, esse encontro se faz ainda mais importante por reforçar a história unebiana na comunidade”, pontuou a técnica administrativa Jaciara Dias, secretária do colegiado de Letras/Português.

Para a professora do campus, Arolda Maria, o programa mostra o entendimento da reitoria sobre a importância de acessar as realidades locais. “Nesses dois dias conseguimos pensar juntos os diálogos que podemos estabelecer dentro da nossa multicampia, de modo a representar toda a nossa diversidade.”

Parcerias e projetos

A programação foi encerrada com uma visita ao Programa Arboretum, uma iniciativa interinstitucional, que tem o objetivo de contribuir com a conservação, restauração e valorização da diversidade da Mata Atlântica, na Hileia Baiana, por meio da produção, difusão e aplicação de conhecimentos tradicionais e técnicos científicos com responsabilidade socioambiental.

UNEB assinou convênios pelo Programa Arboretum (renovação) e com a comunidade de Volta Miúda

Na ocasião, a reitora assinou um novo convênio com a comunidade de Volta Miúda e a renovação do acordo com o Arboretum.

O programa – A intenção do Reitoria em Movimento é criar canais e espaços de interlocução que ampliem o debate democrático sobre temas e questões que importam à sociedade, e que trazem desafios tanto localmente quanto em contextos mais amplos, buscando soluções de forma colaborativa.

A definição de agenda local sempre leva em consideração a metodologia participativa, envolvendo os três segmentos (discente, docente, técnico) e comunidade externa, nas plenárias e/ou fóruns de discussões, e também em visitas a órgão locais.

Texto: Wânia Dias/Ascom, com apoio de Juliana Vila Nova
e Eduardo Rocha, do Núcleo de Comunicação do Campus X

Fotos: Juliana Vila Nova e José Eduardo Rocha,
do Núcleo de Comunicação do DEDC/Campus X