A UNEB, por meio da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Prograd), está promovendo até hoje (11), o Seminário Integrado dos Programas Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), Residência Pedagógica (PRP) e do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor).
O evento, aberto ontem (10), acontece no Teatro da Universidade, no Campus I, em Salvador, e reúne estudantes, docentes, pesquisadores e gestores sob a temática “Políticas e programas de formação docente: Tecendo redes colaborativas entre universidade e educação básica”.
Na abertura do seminário, os participantes foram recepcionados com a apresentação poética de Bruna Silva e Evanilson Alves, jovens artistas que interpretaram versos antirracistas, promovendo um momento de reflexão do público.
Em seguida, foi formada a mesa institucional que com as presenças da reitora Adriana Marmori, a vice-reitora Dayse Lago, o assessor técnico da pró-reitora de Ensino de Graduação (Porgrad), Thiago Martins; o coordenador executivo de programas e projetos estratégicos da Secretaria de Educação, José Bites de Carvalho, o presidente do Fórum Estadual de Educação, João Danilo Oliveira, o diretor geral do Instituto Anísio Teixeira, Iure Rubim, e a representante da Educação Básica, Alessandra Queiroz.
“Quem vivencia um desses programas não sai da universidade da mesma forma que entrou. Eles são práticas acadêmicas aprendidas e protagonizadas a partir da inserção socioeducativa dos nossos estudantes em diferentes espaços escolares. Isso com o olhar da pesquisa, com o grande comprometimento social que é a extensão, e através do ensino que ocorre na graduação. São atividades que reúnem os três pilares da universidade”, declarou a reitora Adriana Marmori.
A vice-reitora Dayse Lago destacou a importância dos programas para o desenvolvimento das pesquisas na área da educação básica. “Os programas e políticas de formação docente estão expressos na grande quantidade de estudos desenvolvidos pelos nossos pesquisadores sobre o tema. No caso do Pibid, participamos ativamente da sua regulação, inaugurando os desdobramentos de novos núcleos para atender a nossa multicampia e implantando um espaço em conjunto com a Prograd”, lembrou a vice-reitora.
Também participaram da abertura do evento os coordenadores institucionais do Pibid, Oton Magno Santana, do Parfor, Mônica Moreira, e do PRP, Thais Vinhas Fernandes.
Formação continuada de professores
No primeiro dia, a atividade reservou a conferência “Formação inicial e continuada de professores”, proferida por Lorena Damasceno, coordenadora-geral de Formação de Docentes e Valorização das Licenciaturas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
A palestrante fez um apanhado histórico dos três programas que se destacam como iniciativas da Capes para o cumprimento das metas do atual programa Nacional de Educação (PNE) do Governo Federal, que legisla sobre a formação docente.
A coordenadora do Capes concluiu a conferência refletindo sobre as principais expectativas com relação ao documento produzido pelo Conselho Nacional de Educação que orienta a elaboração de um novo PNE. O projeto encontra-se em trâmite para aprovação e prevê novas ações para promover a formação, como cursos de língua inglesa e libras para docentes, valorização dos educadores tradicionais e a instituição de programas de formação para professores iniciantes.
“É um documento coletivo, fruto de um processo democrático que traz um conjunto de oportunidades. Através da integração dele ao PNE teremos garantias legais para aspectos de relevância na formação docente”, afirmou Lorena Damasceno.
O primeiro dia de atividades contou ainda com sessão de lançamento de livros, e mesas com temáticas específicas relativas aos programas: “Cenários do Pibid/PRP e Parfor na Uneb: Um olhar sobre os editais vigentes” e “Gestão local dos programas Pibid/PRP e Parfor na Uneb: Diálogos com coordenação de área/docente orientador/coordenação de curso”.
Já no segundo dia de programação, serão realizadas duas mesas temáticas e uma cerimônia de encerramento.
Texto: Leandro Pessoa/Ascom. Fotos: Danilo Oliveira e Leandro Pessoa/Ascom