O projeto Coro Oyá Igbalé, vinculado ao Departamento de Educação (DEDC) do Campus I da UNEB, em Salvador, seleciona cantoras voluntárias (mulheres) de todos os naipes de voz, para o espetáculo “Amor”, que além de celebrar os nove anos do projeto será a última apresentação do coro neste ano.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 14 de setembro, via formulário on-line – link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfYhzDNlq-kqngnAEiBtMavMFqROT48jMeTl5us0Bm-yg41Bw/viewform.
A seleção das candidatas será realizada pela professora Julice Oliveira, coordenadora do projeto, no mesmo dia 14, das 14h às 18h, na sala 105 do Pavilhão Aulas Multidisciplinar (PAM) do campus, localizado na Rua Silveira Martins, 2.555, bairro do Cabula.
Podem se inscrever mulheres com idade mínima de 16 anos e que fazem parte da comunidade acadêmica da UNEB (professoras, estudantes, funcionárias e colaboradoras), discentes do programa Universidade para Todos (UPT), mulheres que residem em bairros vizinhos ao campus, profissionais liberais, professoras das redes estadual e municipal de ensino, donas de casa e demais interessadas.
As candidatas não precisam ter experiência em canto ou haver participado de outros corais, pois o trabalho desenvolvido pelo Coro Oyá Igbalé ensina a cantar música sacra afro-brasileira, assim como o vocabulário especializado.
Os ensaios regulares acontecem sempre às quintas-feiras, das 13h30 às 17h; e os ensaios extras, aos sábados, das 8h às 12h, na sala 105 do PAM.
Entre os principais objetivos do trabalho realizado pelo Coro Oyá Igbalé, destacam-se a difusão e popularização da música sacra afro-brasileira, democratização do acesso à cultura, fomento à inclusão da população negra e das comunidades de matriz afro-brasileira no espaço da universidade pública por meio de uma ação cultural; e defesa da liberdade de expressão e combate ao racismo cultural.
Em 2023, o Coro Oyá Igbalé está realizando os espetáculos “Coração de caboclo: homenagem aos 200 anos do Dois de Julho”, “Okàn-Fadaká”, “Omolu, o rei da Terra”, “Opará”, “Omo Obatalá” e, para encerrar o ano, “Amor: nove anos do Coro Oyá Igbalé”. Também realizará oficinas, cursos e palestras.
O projeto, neste ano, conta com o apoio da Reitoria da UNEB e da direção do DEDC. O colegiado do curso de Filosofia do departamento, o Grupo de Estudos em Estética e Contracultura, o Grupo de Pesquisa em Filosofia, Educação e Psicologia Analítica e o Centro Acadêmico de Filosofia dão apoio cultural à iniciativa.
Informações: e-mail coro.oya.uneb@gmail.com, Instagram @corooyauneb, Facebook @corooyauneb e cel. (71) 99635-0029 (WhatsApp).
Texto: Julice Oliveira/Coro Oyá Igbalé, com edição da Ascom. Imagem: Divulgação.