Djamila Ribeiro palestra em aula magna do curso de pós-graduação em Direitos Humanos e Sociais na UNEB

Estudantes, docentes e pesquisadores lotaram Teatro UNEB para prestigiar palestra da escritora Djamila Ribeiro

Com espaço lotado de estudantes, docentes e pesquisadores, o Teatro UNEB, no Campus I da universidade, em Salvador, sediou a aula magna de abertura do semestre letivo 2024.1 do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Direitos Humanos e Sociais (PPDHS) da universidade.

O evento, realizado na noite de ontem (14), contou com a palestra da filósofa e escritora Djamila Ribeiro, que foi recebida momentos antes da atividade pela reitora da UNEB, Adriana Marmori.

Djamila Ribeiro (esq.) ao lado da reitora Adriana Marmori (centro) e vice-reitora Dayse Lago (dir.)

“Desejo boas-vindas à pesquisadora Djamila Ribeiro, escritora, educadora, mulher, mãe e uma lutadora por justiça e igualdade racial. A Universidade de toda a Bahia, da inclusão e da diversidade acolhe e abraça a filósofa de reconhecimento nacional. Estamos muito felizes por sua presença entre nós, pela segunda vez em nossa instituição”, ressaltou a reitora.

A vice-reitora Dayse Lago, em representação da reitora Adriana na cerimônia de abertura do evento, expressou um caloroso bem-vindo à pesquisadora. “É com grande satisfação que celebramos o regresso de Djamila Ribeiro ao nosso ambiente Unebiano, uma figura de proeminência e influência na luta pelos direitos dos negros e das mulheres”, afirmou. Dayse Lago ainda acrescentou em seu discurso “a importância de amplificar as vozes das comunidades negras e trans, e a necessidade de confrontar e rejeitar o apagamento histórico frequentemente enfrentado por estas populações”.

Epistemicídio como violação dos Direitos Humanos

Na palestra, Djamila Ribeiro salientou que para promover a discussão sobre Direitos Humanos, é necessário falar de intersecciolidade. “Precisamos compreender esse intercruzamento de opressões. Quando falamos de Direitos Humanos, do que estamos tratando? Quando se fala que governamos para todos, quem são esses todos? As pessoas não são uma massa abstrata, elas são marcadas por opressões. É muito importante compreendermos esse intercruzamento de opressões, quando falamos de direitos humanos”, explicou a palestrante.

Escritora palestrou aula magna do curso de Especialização em Direitos Humanos e Sociais

De acordo com Djamila Ribeiro, o epistemicídio, conceito de destruição e conhecimentos e culturas que não são assimiladas pela cultura branca e ocidental viola os direitos humanos.

“Se há o apagamento das produções intelectuais dos pretos e pretas, essas produções só serão apresentadas a partir de uma perspectiva branca, masculina e eurocêntrica. Há todo um apagamento das nossas construções e também como sujeitos da história, que acabam bloqueando nossa capacidade de nos vermos como sujeitos”, finalizou a escritora.

Ao fim da aula magna, a escritora e filósofa promoveu uma sessão de autógrafos das obras literárias de sua autoria.

Especialização em Direiros Humanos e Sociais na UNEB

Lançado em 2023, o curso de especialização em Direitos Humanos e Sociais (PPDHS) é ofertado no Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT) do Campus XIX da universidade, em Camaçari.

O coordenador do curso, José Avelino Araújo, ressaltou a importância da formação para os profissionais do campo das ciências jurídicas. “O nosso curso de pós-graduação possui duas linhas de pesquisa: ‘Direitos Fundamentais e Sociais do Trabalho’ e ‘Direitos Humanos e Contexto Social’. Ele foi concebido considerando as demandas globais, onde diariamente testemunhamos práticas prejudiciais aos direitos individuais e coletivos das pessoas. Esse debate é crucial e deve ocorrer no ambiente acadêmico para enfrentarmos os desafios da instabilidade social”, explicou o docente.

Djamila Ribeiro ao lago dos docentes da UNEB José Avelino (esq.) e Sérgio Henrique (dir.)

Sérgio Henrique da Conceição, diretor do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT) do Campus XIX, considerou que o curso de especialização em Direitos Humanos e Sociais “é uma articulação do ensino, pesquisa e extensão. Um nascedouro de propostas mais robustas dos cursos strcito sensu da universidade para o nosso interior do estado da Bahia”, disse.

Também estiveram presentes na aula magna a pesquisadora Carla Akotirene, o docente da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Marinho Soares, a secretária estadual de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Ângela Guimarães, e o gerente de pesquisa da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG) da UNEB, Natanael Bonfim.

Texto: Danilo Cordeiro/Ascom. Fotos: Danilo Oliveira/Ascom