Docente da UNEB recebe comenda por preservação da memória de Antônio Conselheiro e da Guerra de Canudos

Professor da UNEB, Luiz Paulo Neiva, foi homenageado com a Comenda Antônio Conselheiro

O docente da UNEB, Luiz Paulo Neiva, recebeu a Comenda Antônio Conselheiro, pela Câmara de Vereadores do município de Quixeramobim, no Ceará.

A homenagem, recebida pelo professor no último dia 11 de março, fez parte da programação da 19ª edição do Conselheiro Vivo. A condecoração premia personalidades que se destacaram nos estudos e pesquisas que preservam a memória de Antônio Conselheiro e da Guerra de Canudos.

Além do professor Luiz Paulo Neiva, foram agraciados também com a homenagem o cineasta Rosemberg Cariri, a professora Maria José Damasceno, e a secretária de Cultura do estado do Ceará, Luísa Cela.

Doutor em Educação e Contemporaneidade pela UNEB e mestre em Ciências Agrárias, Luiz Paulo Neiva é diretor do campus avançado da universidade, em Canudos. O professor se dedica à pesquisa em desigualdade e desenvolvimento, sobretudo nos sertões de Canudos, com ênfase na preservação da memória da Guerra de Canudos.

O docente também é curador da Feira Literária de Canudos (Flican) e coordenador do Projeto Canudos – uma metodologia de planejamento do desenvolvimento local sustentável, de natureza multidisciplinar, envolvendo uma equipe técnica de universidades e organizações do estado e da sociedade civil organizada, representadas em um Fórum de Desenvolvimento Local.

Fotos: arquivo pessoal