Doutorado em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial inscreve para seleção 2023: até 5 de dezembro

O Doutorado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial (PPGADT), ofertado em associação ampla entre a UNEB e as Universidades Federais do Vale do São Francisco (Univasf) e Rural de Pernambuco (Ufrpe), está com processo seletivo aberto para a turma 2023.

São disponibilizadas 55 vagas, distribuídas entre as três instituições associadas. Desse total de vagas, 15 são para a UNEB e 40 para a Univasf (20) e a Ufrpe (20). As inscrições devem ser realizadas até o dia 5 de dezembro.

Podem participar da seleção portadores de diploma de mestrado acadêmico ou profissional, realizado em instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). As inscrições devem ser feitas pelo Sistema de Processos Seletivos (PS) da Univasf.

A documentação necessária está disponível no Edital Nº 32/2020, que se encontra no PS e no site do PPGADT. As vagas serão distribuídas entre membros do corpo docente do PPGADT da Univasf, Campus Juazeiro (BA); UFRPE, Campus Recife (PE); e Uneb, Campus Juazeiro (BA), sendo parte delas destinada à Política de Ações Afirmativas da Pós-Graduação, conforme determina o edital.

O processo seletivo será composto por duas etapas. A primeira consiste na análise da proposta de pesquisa, que acontecerá no período de 19 de dezembro a 6 de fevereiro de 2023. A segunda etapa é composta por uma análise do currículo do candidato e acontece de 15 a 23 de fevereiro.

O resultado preliminar da seleção está previsto para ser divulgado em 14 de março, com prazo para recursos em 14 e 15 do mesmo mês. A homologação do resultado final ocorrerá em 17 de março pelo site do PPGADT e pelo Sistema PS. A matrícula será realizada nos dias 20 e 21, na secretaria do PPGDAT da instituição para a qual o candidato se inscreveu.

O PPGADT visa à formação interdisciplinar de profissionais de diferentes áreas. O programa está estruturado numa única área de concentração “Sociedade, Natureza, Inovações Sociotécnicas e Políticas Públicas” e conta com cinco linhas de pesquisa: Identidade, Cultura e Territorialidades; Sociedade, Economia e Construção do Conhecimento; Transições Socioecológicas e Sistemas Produtivos Biodiversos; Convivência com o Semiárido, Inovações Sociotécnicas e Desenvolvimento e Ambiente, Saúde e Sistemas Agroalimentares. Os estudantes têm 48 meses para a integralização do curso.

Mais informações sobre o programa, quadro docente das três instituições associadas e distribuição das vagas do processo seletivo 2023 estão disponíveis no edital e no site do PPGADT.

Texto: Renata Freitas/ Ascom UNIVASF, com edição da Ascom/UNEB
Imagem (destaque): Divulgação