Professora da UNEB realiza lançamento virtual de romance ambientado no sertão brasileiro

A professora Gislene Moreira, do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT) do Campus XXIII da UNEB, em Seabra, lançou ontem (30) o livro “Munturo”.

O romance, que marca a estreia literária de Mô, a criança interior (da autora) que sonhava em ser escritora, contou com cerimônia virtual de lançamento, transmitida ao vivo pelo canal da TV UNEB-Seabra, no YouTube (assista íntegra da live).

A mediação do evento foi realizada por Pollyana Souza, estudante do curso de Jornalismo da UNEB, poeta, autora de “Siringe” e vencedora do prêmio Maraã de Poesia 2020. 

Durante a live, também foram rendidas homenagens a Santa Bárbara e a cultura popular sertaneja, personagens mágicas da obra. Gislene explicou que “Munturo” é um romance sobre Natalina, uma advogada convocada pelos parentes sertanejos a voltar para a sua terra.

O pedido tem como motivação o drama vivido pela família com o desaparecimento da sua prima, Soraya. Ajudar nas buscas, depois de mais de 20 anos longe da Estação da Gameleira, permitirá à protagonista o reencontro consigo mesma e com o mundo que deixou de ser seu.

“Entre um amontoado de novidades e modernagens, as protagonistas desta trama vão enlaçando seus dramas e revelando um sertão novo, globalizado e surpreendente. Movendo-se entre sombras, fissuras e escombros do patriarcado, do coronelismo e da colonização, elas convidam a revisitar os sertões que trazemos dentro, e a povoar o mundo de afetos”, destacou a autora.

Gislene frisou também que “Munduro” é um romance independente e que está disponível, em pré-venda, para compra on-line.

Foto e imagens: Divulgação