“Foi uma grande luta para chegarmos até aqui. Comparo esse processo todo a quem atravessa um deserto e quando chega na fonte, a água está lá, mas não tem a cumbuca para beber. No meio da caminhada para conseguir a cumbuca, encontramos uma magnífica orquídea no deserto, que nos disse: ‘Eu estou com vocês! Vocês terão a cumbuca e beberão água da fonte’. Muito obrigado, em nome de todas e todos nós, magnífica reitora.”
Em fala visivelmente emocionada, Herbert Duraes agradeceu à reitora Adriana Marmori o empenho e a perseverança para conseguir viabilizar a convocação dos candidatos aprovados no último concurso público docente da UNEB (Edital 034/2022), depois de mais de um ano de tratativas na Justiça estadual. [Saiba mais aqui.]
“Nossa sede de antes, agora deu espaço à saciedade: à esperança de tempos melhores para nós, nossas famílias, para esta universidade e para os alunos que estavam sedentos esperando por nós, agora docentes”, completou Herbert Duraes, que se pronunciou representando os primeiros candidatos nomeados do concurso que tomaram posse hoje (28), em calorosa cerimônia no Teatro UNEB, Campus I, em Salvador.
Dos 120 candidatos convocados até o presente, 37 foram nomeados e empossados porque já cumpriram os trâmites legais especificados no edital. Os demais convocados, assim que concluírem esses trâmites, também tomarão posse e assumirão a docência nos diversos campi da instituição, ainda neste semestre letivo.
Veja aqui relação de empossados(as)
Acesse aqui íntegra do termo de posse
Defesa do concurso e da universidade
Parabenizando os empossados pela conquista do almejado cargo de professor do quadro efetivo da UNEB, a reitora agradeceu aos membros da gestão universitária, em especial os que atuam na área jurídica, que somaram esforços para obter o acordo judicial histórico, “em defesa do concurso público e da universidade“.
“Hoje é dia de festa, de celebrarmos essa conquista! Foi um processo jurídico complexo do ponto de vista acadêmico, politico, econômico e social. Contamos com o apoio de muitas forças de setores da politica e da academia, para conseguirmos um desfecho bem positivo. Nossos concursos sempre primaram pela idoneidade, lisura e excelência – e esse não poderia ser diferente. Tomaram posse 37 hoje, mas não mediremos esforços para empossar todas e todos os convocados”, disse Adriana Marmori.
Aos novos professores da instituição, a reitora informou que as dimensões de ensino, pesquisa e extensão na UNEB são transversalizadas pelas ações afirmativas: “Isso é um mote da nossa universidade. Os nossos discentes são, em sua maioria, estudantes vulneráveis, do interior da Bahia, com marcadores sociais que não podem ser desconsiderados. Não podemos transigir com qualquer denúncia de que um docente desta universidade deixou de ler o nome social de uma discente travesti, de uma mulher trans ou de um homem trans; ou que algum docente cometeu qualquer tipo de racismo a um estudante negro ou indígena”.
E para apurar e dar encaminhamento disciplinar a todo ato de assédio na instituição, Adriana Marmori antecipou que “estamos constituindo um Comitê de Ética e Direitos Humanos na UNEB, proposta a ser apreciada pelo Conselho Universitário (Consu) em reunião próxima”. “Não é porque temos títulos de doutorado e mestrado que podemos nos considerar melhores que ninguém. Precisamos ter empatia e respeito por qualquer ser humano e ser vivo”, complementou.
Desafios da docência na diversidade
A vice-reitora Dayse Lago, ao dar as boas-vindas aos professores empossados, ponderou que “a UNEB é um lugar de muitos desafios para a docência, por sua diversidade e multicampia, e pela complexidade de cada departamento”.
“Em geral, ingressamos na docência, mas só vamos aprender a ser professor e professora no exercício da profissão. Na UNEB, para ajudar na formação dos docentes, criamos o Ceapip (Centro de Assessoria e Pesquisa em Inovação Pedagógica), que vai estar à disposição de vocês”, salientou Dayse Lago.
Todos os novos professores da UNEB participarão de um encontro de formação e integração, para breve imersão na história da universidade, para conhecerem como ela se constituiu, como está estruturada, os principais documentos institucionais, os deveres e direitos do docente, entre outros temas.
Para saudar os empossados e fazer breve apresentação dos respectivos setores, muitos pró-reitores, assessores especiais e outros membros da gestão universitária subiram ao palco do teatro, além do representante da Associação dos Docentes da UNEB (Aduneb).
Texto: Toni Vasconcelos/Ascom. Fotos: Danilo Oliveira/Ascom.