Discentes da UNEB vão ter a oportunidade de compartilhar conhecimentos com colegas, professores e pesquisadores cubanos, e vivenciar experiências do modelo de atenção à saúde do país.
No total, oito estudantes vão participar de intercâmbio, entre os dias 17 e 24 de março, na Universidad de Ciencias Médicas de La Habana. Eles estudam nos campi da universidade em Salvador, Senhor do Bonfim e Guanambi, e foram selecionados em processo seletivo com edital específico.
A discente Kamila do Nascimento, do curso de Enfermagem do Campus XII (Guanambi), tem controlado a ansiedade, mas revela que a expectativa pelas surpresas que espera vivenciar em terras cubanas está muito alta.
“Espero um grande crescimento profissional e acadêmico nos dias de intercâmbio. Além de Cuba ser uma referência mundial na área de saúde, lá teremos a oportunidade de conhecer um sistema socioeconômico diferente e novas práticas da nossa área. Espero poder trazer esses conhecimentos para a nossa realidade”, destaca a estudante.
A ação de mobilidade e todo o suporte ofertado aos discentes consiste em um dos desdobramentos do compromisso de cooperação entre as duas universidades, celebrado em março de 2016, durante missão internacional no país caribenho.
“Diferentes governos e universidades têm demostrado interesse em conhecer mais de perto a experiência da Saúde em Cuba. A troca de experiências e a exposição de discentes e docentes a novos ambientes ajudam a ampliar o olhar e a compreender melhor a realidade”, ressalta o secretário especial de Relações Internacionais (Serint), Marcius Gomes.
Ainda de acordo com o gestor, o país que será visitado colocou sob a responsabilidade do Ministério da Saúde, ao invés do Ministério de Educação, toda formação profissional em saúde.
“Este modelo, além de facilitar a ampliação da formação de profissionais de saúde, permite implementar, de forma mais efetiva, o princípio do ‘aprender fazendo’ durante todo o currículo profissional, além de subsidiar a adoção do modelo de cuidados integrais”, salientou.
Também como atividade do compromisso de cooperação, as instituições promoveram, em 2017, a primeira Jornada de Saúde UNEB – Universidad de Ciencias Médicas de La Habana.
Foto: Divulgação