A UNEB está presente na exposição “Afirmativas! A história das cotas no Brasil”, em cartaz até o dia 12 de janeiro no Centro Cultural da Câmara dos Deputados, em Brasília.
A iniciativa, que homenageia o Mês da Consciência Negra e os 10 anos da institucionalização da Lei de Cotas no Brasil, resgata a história das políticas de ações afirmativas, que tentam reparar a dívida histórica do país com a população negra e os povos originários.
Com curadoria de Maíra Brito e Mônica Montenegro, servidoras da casa legislativa, a exposição destaca os pioneiros do movimento negro que dedicaram suas vidas ao enfrentamento do racismo e à ampliação de oportunidades.
A mostra apresenta também depoimentos de universitários cotistas, além de mencionar coletivos de estudantes que lutam para consolidar as conquistas das cotas e a defesa da igualdade social para quem tanto contribuiu e contribui para o desenvolvimento econômico e cultural do país.
A exposição destaca a UNEB como uma das primeiras universidades públicas do país a implantar políticas afirmativas, com discussões iniciadas ainda em 2001. A institucionalização do sistema de cotas na universidade tornou-se realidade em 2002, após aprovação do Conselho Universitário (Consu) da instituição, na gestão da então reitora Ivete Sacramento.
*Com informações do site da Câmara dos Deputados