Gestores e pesquisadores da UNEB participam da abertura da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na Bahia

Com reitores, governo assinou decreto que regulamenta Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação no estado.

Gestores e pesquisadores da UNEB participaram na manhã de hoje (16) da abertura oficial da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) na Bahia, que acontece até o dia 20.

A cerimônia, ocorrida no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, reuniu autoridades dos governos estadual e federal, reitores de instituições de ensino superior publicas e privadas, dirigentes de institutos de pesquisa, parlamentares, estudantes e professores de escolas da rede estadual, com exposição de projetos de pesquisa em estandes instalados no local.

Governador Jerônimo Rodrigues:
“As nossas universidades estão em boas mãos”.

O governador do estado, Jerônimo Rodrigues, destacou que a SNTC 2023 tem o importante papel de popularizar a ciência.

Precisamos tornar a ciência popular. A ciência está nas comunidades indígenas e quilombolas, com o povo, nas atividades mais simples que não exigem formação universitária. Nós precisamos reaprender o conceito de ciência, para recolocar a ciência nas vida cotidiana das pessoas, na politica, no combate à fome, no meio ambiente. Não se faz ciência e desenvolvimento sem inclusão”, ressaltou o governador, acrescentando que, nesse sentido, “as nossas universidades estão em boas mãos“.

À frente da comitiva da UNEB, a reitora Adriana Marmori afirmou que “este evento marca um momento histórico na Bahia, que é a presença da ciência e da tecnologia com compromisso com a inovação e, mais ainda, compromisso com o desenvolvimento social, político e econômico do estado”.

Reitora Adriana Marmori: capilaridade da UNEB
promove ciência que brota nos rincões da Bahia.

“Demonstramos que é possível fazer ciência contextualizada, essa ciência que brota nos rincões da Bahia, na sabedoria popular. E a UNEB, por sua capilaridade em todo o estado, promove e revela essa produção científica. Contem com nossa universidade”, enfatizou a Adriana Marmori, parabenizando a organização do evento.

A reitora foi acompanhada da vice-reitora Dayse Lago, de pró-reitores e assessores da Reitoria, pesquisadores e equipe da Agência UNEB de Inovação (AUI).

Evento nacional coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a SNCT 2023 na Bahia é organizada pela Secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), com programação diversificada nos 27 territórios de identidade do estado.

Governador e gestores da UNEB visitaram estande
com exposição de projetos de pesquisa da universidade.

O secretário André Joazeiro (Secti) também reforçou o papel que a edição 2023 da SNCT tem em comparação com anos anteriores: “Estamos saindo de um período no governo federal em que a ciência foi muito desvalorizada, desacreditada, com o sucateamento das estruturas e instituições científicas e tecnológicas. A valorização da ciência no âmbito nacional é acompanhada aqui na Bahia. Neste ano, alcançamos um orçamento histórico para o setor, de mais de R$ 1 bilhão, e a maior parte vai ser direcionada para fortalecer a pesquisa e os laboratórios das universidades estaduais“.

Durante a solenidade, o governador convidou secretários do governo e reitores presentes para a assinatura de decreto que regulamenta a Lei 14.315/2021 (Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação na Bahia), aprovada pela Assembleia Legislativa. E a Secti lançou a segunda edição da revista Bahia Faz Ciência, publicação que reúne reportagens sobre o trabalho de pesquisadores, cientistas e estudantes baianos.

Também participaram da abertura a secretária estadual da Educação (SEC), Adélia Pinheiro, a diretora de Tecnologia Social, Economia Solidária e Tecnologia Assistiva do MCTI, Sônia da Costa, o diretor-geral da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapesb), Handerson Leite, a deputada federal Lídice da Mata e os deputados estaduais Olívia Santana e Robinson Almeida, entre outros convidados.

A pesquisadora Jaqueline Góes, cientista baiana que primeiro mapeou o genoma da Covid-19, proferiu a conferência de abertura “Ciências básicas para o desenvolvimento sustentável”, tema central da SNCT 2023, com mediação da diretora da Fiocruz Bahia, Marilda Gonçalves.

Saiba mais:
Bahia promove evento nacional de Ciência e Tecnologia com extensa programação: de 16 a 20/10
Projeto Elas nas Exatas participa da SNCT 2023 com mesa-redonda sobre meninas e mulheres na ciência: dia 16/10

Texto: Toni Vasconcelos/Ascom. Fotos: Danilo Oliveira/Ascom.