Live com comunicadores inicia discussões para XVIII Fórum Brasileiro de Televisão Universitária: dia 28, 14h30; inscreva-se

Live abordará sobre gestão da comunicação pública no Brasil.

A UNEB sediará em outubro o XVIII Fórum Brasileiro de Televisão Universitária.

Como preparativo para as discussões, a equipe organizadora irá realizar uma série de quatro lives toda última quarta-feira do mês, de junho a setembro, pelo canal da TV UNEB no YouTube, com retransmissão para o canal da Associação Brasileira de Televisão Universitária (ABTU) e de todas as TVs universitárias associadas à entidade.

A primeira live pré-fórum acontecerá no próximo dia 28, às 14h30, e tem como tema “A gestão da comunicação pública no Brasil”.

O bate-papo virtual contará com a participação o professor doutor em Comunicação e Cultura Contemporânea pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), escritor e imortal da Academia de Letras baiana, Emiliano José, do jornalista Israel do Vale e da doutora em Comunicação e Cultura Contemporânea pela Ufba e professora da UNEB Kátia Morais.

Na live está prevista a participação direta do público com espaço para questionamentos sobre o tema. Os interessados devem se inscrever, gratuitamente, por meio do Sistema Gerenciador de Eventos (SGE) da UNEB. Os participantes receberão certificado após o evento.

Acesse aqui sistema SGE e faça sua inscrição para live

Fórum: diversidade e democracia

O XVIII Fórum Brasileiro de Televisão Universitária, que se realizará entre os dias 18 e 20 de outubro no Campus I da UNEB, em Salvador, tem como objetivo discutir a TV pública no país e reforçar o compromisso da universidade pública com a democracia.

Nesta edição, o tema será “Diálogos sobre diversidade e democracia”, em uma pauta aberta à participação de toda comunidade acadêmica, pesquisadores, profissionais de comunicação e interessados na área.

Em 2004 a UNEB sediou pela primeira vez o Fórum, tendo como tema central uma abordagem sobre a TV universitária na extensão para a comunidade. Agora, quase 20 anos depois, a universidade volta a acolher o Fórum em um contexto bem diverso no campo da comunicação pública no país.

O Fórum teve sua primeira edição em 1997, na Universidade de Caxias do Sul (UCS), reunindo mais de 40 instituições de ensino superior. De lá para cá, o evento foi sediado alternadamente por instituições associadas à ABTU, que hoje já somam cerca de 190 emissoras.

“Ao contrário do boom de novas emissoras de TVs universitárias causado pela aprovação da Lei do Cabo em 1995, quando inúmeras instituições de ensino superior do país foram motivadas a ocupar os canais universitários gratuitos e assegurados por lei com os operadores de TV a cabo, hoje nós vivemos a consolidação da era do conteúdo streaming, das multitelas, das convergências de mídia e de linguagens, o que reconfigura o lugar das TVs universitárias e as convida a atualizarem continuamente os seus objetivos e relações com diversos públicos”, explica Qhele Jemima, coordenadora da TV UNEB.

Informações: forumabtu@gmail.com.

Texto: Leandro Pessoa/Ascom. Imagem: Ascom.