A 14ª edição do Projeto Luzes de Natal, promovido pela UNEB, trouxe um brilho especial à Instituição Beneficente Conceição Macêdo (IBCM), localizada em Salvador, com a realização da ação DIA LUZ.
O evento, realizado na última segunda-feira (9), foi marcado por momentos de alegria, solidariedade e esperança, envolvendo as crianças que são acolhidas na entidade.
A iniciativa contou com a presença da reitora da UNEB, Adriana Marmori, da vice-reitora, Dayse Lago, da fundadora da IBCM, Conceição Macêdo, do coordenador-executivo da Ação da Cidadania – Comitê Salvador, Raimundo Barbosa, e da participação de gestores e da comunidade acadêmica da Universidade.
“Parabenizamos a comunidade acadêmica e externa da UNEB por apoiar o Projeto Luzes de Natal de 2024 com doações de brinquedos e alimentos, demonstrando um verdadeiro espírito de solidariedade, que é a essência do Natal. A nossa Assessoria de Comunicação organizou tudo com muito empenho. Este ano, o projeto se destacou por realizar ações não apenas em Salvador, mas também em todos os departamentos da nossa universidade, abrangendo a multicampia. Hoje, a iniciativa está acontecendo em 27 cidades da Bahia, com foco nas crianças. Precisamos cuidar dos nossos pequenos, e o Natal é uma oportunidade para nos aproximarmos mais deles e das entidades como a IBCM, que oferece atendimento voluntário com muito carinho e dedicação, representando o verdadeiro sentido do Natal, que é a solidariedade, o amor e o afeto”, destacou a reitora da UNEB, Adriana Marmori.
A vice-reitora, Dayse Lago, destacou que iniciativas como o Projeto Luzes de Natal são fundamentais para possibilitar articulação entre as instituições. “O Projeto Luzes de Natal expressa nosso sentimento de solidariedade e respeito ao próximo. A realização deste projeto pela UNEB e a busca por outras possibilidades de articulação são muito importantes. Esta ação é o início de uma parceria, com nossos estudantes de Pedagogia e a Brinquedoteca conhecendo o trabalho da instituição. Isso é significativo tanto como espaço formativo para os discentes da universidade quanto para o desenvolvimento pessoal. Aqui, pude perceber a relevância da empatia, da convivência com o outro, da confiança e do espírito cristão”, afirmou.
Solidariedade e conscientização
O Campus da UNEB em Salvador integrou o espírito de solidariedade e o compromisso com a saúde pública e os direitos humanos, abraçando o Dezembro Vermelho, mês dedicado à prevenção e conscientização sobre o HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis, além do enfrentamento contra o estigma e a discriminação.
A IBCM, instituição beneficiada com a ação DIA LUZ, atua há 44 anos na capital baiana oferecendo suporte e assistência a pessoas que vivem com HIV/Aids. Entre as suas ações, destaca-se o trabalho da creche VHIDA, que acolhe 86 crianças, entre 0 e 5 anos, em situação de vulnerabilidade que vivem e/ou convivem com o HIV/Aids.
“Trabalho com pessoas soropositivas desde 1979. Não esperava que essa minha iniciativa fosse se transformar numa instituição. Eu queria ajudar e acolher. Como sou técnica de enfermagem e trabalhava no Hospital Roberto Santos quando surgiram os primeiros casos de HIV/Aids, cuidei dessas pessoas, desses pacientes na emergência. O que me levou a realizar essa ação foi a sensibilidade e o coração. Agradeço à UNEB por esse projeto tão maravilhoso, que chega pela segunda vez à nossa instituição com as doações e as atividades com as crianças”, frisou Conceição Macêdo, fundadora da IBCM.
Há 14 anos o projeto Luzes de Natal é realizado pela equipe da Assessoria de Comunicação (Ascom) da UNEB. Todos os anos a Universidade acolhe uma instituição para um momento festivo e amoroso. “A ideia de trabalhar com a IBCM, que cuida de crianças que vivem e convivem com HIV/Aids, é justamente celebrar este momento, esta data tão importante do Dezembro Vermelho, trazendo visibilidade para essas pessoas e reforçando a importância delas no seio da comunidade. Estamos aqui para celebrar a data, a instituição e tudo que é feito de bom aqui”, salientou a assessora da Ascom/UNEB, Wânia Dias.
Durante o evento, as crianças da instituição tiveram oportunidade de prestigiar momentos de lazer com as ações da Brinquedoteca Paulo Freire, do Campus I da Universidade, e atividades lúdicas promovidas pelos estudantes do curso de Pedagogia da universidade, além da musicalização infantil com o artista Diego Pinheiro.
Também foram entregues ao IBCM os donativos arrecadados no campus da UNEB, em Salvador: 110 kg de leite em pó, seis mil fraldas descartáveis e 70 kg de alimentos não perecíveis. As doações ainda podem ser recebidas no Campus I até o dia 20 de novembro.
Ação multicampi
Com o tema “O afeto transforma vidas”, a 14ª edição do Projeto Luzes de Natal propõe uma grande mobilização estadual ressoando dos 27 campi unebianos, a partir de ações de combate à fome e a valorização do afeto, ampliando a abrangência da Campanha Natal sem Fome, na Bahia.
A proposta para 2024 é acolher instituições que trabalham com crianças, como casas de acolhimento ao menor, lares de crianças, associações de esporte e lazer, creches.
Cada departamento da universidade, na capital e no interior, será ponto de arrecadação de alimentos não perecíveis doados pela comunidade acadêmica e público externo. As doações serão encaminhadas para as instituições acolhidas pelo projeto Luzes de Natal, localmente.
Para participar da campanha, basta procurar o posto de coleta em um dos departamentos da universidade (ver lista de postos de coleta) e fazer a sua doação até o dia 20 de dezembro.
Nesta edição do projeto, a UNEB inaugurou a parceria com a Campanha nacional Natal sem Fome, da ONG Ação da Cidadania. “Estamos muito felizes com essa união com a UNEB, promovendo a expansão da campanha para as 27 cidades do interior da Bahia onde a Universidade possui campus. Esperamos que essa parceria continue nos próximos anos, trazendo bons frutos”, declarou Raimundo Barbosa, coordenador-executivo da ONG Ação da Cidadania – Comitê Salvador.
Papai Noel dos Correios – Neste ano também estimulamos a participação da comunidade acadêmica na Campanha Papai Noel dos Correios.
A iniciativa consiste na adoção de cartinhas enviadas por crianças em vulnerabilidade social com pedidos de presentes natalinos. Confira no site https://blognoel.correios.com.br/adocao/ se a sua cidade teve cartinhas recebidas pelos correios e faça a sua adoção online.
Texto: Danilo Cordeiro/Ascom. Fotos: Danilo Oliveira/Ascom