Maio Roxo: UNEB participa de campanha de conscientização sobre doenças inflamatórias intestinais: dia 29/5

Dia 19 de maio é registrado como Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal (World IBD Day).

A UNEB, por meio do Departamento de Ciências da Vida (DCV), do Serviço Médico, Odontológico e Social (SMOS) e da Liga Acadêmica de Gastroenterologia e Hepatologia (LAGHEB) da universidade, participará mais uma vez da campanha Maio Roxo: Mês da Conscientização das Doenças Infecciosas Intestinais.

A ação está marcada para o próximo dia 29, a partir das 8h30, com abertura no auditório do DCV, Campus I da instituição, em Salvador, apresentada pela doutora Genoile Oliveira, docente de Clínica Médica e Gastroenterologia da UNEB e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGFarma) da universidade.

Em seguida, serão proferidas as palestras “Fadiga na doença inflamatória”, pela professora Tayane Morais, e “Doenças inflamatórias no idoso”, pela docente Vanessa Teixeira.

Por volta das 10h, haverá o encerramento das atividades, com caminhada e distribuição de lanche.

Campanha liderada nacionalmente pela Organização Brasileira de Doença de Crohn e Colite (Gediib), Maio Roxo visa conscientizar as pessoas sobre os sintomas dessas enfermidades e as abordagens adequadas.

Entre os principais sintomas, estão diarreias, constipação, dores abdominais, cólicas intestinais (que variam bastante de intensidade de acordo com o quadro do paciente), sangramento retal e cansaço.  

A primeira vez que a UNEB participou da campanha foi em 2022. Dia 19 de maio é registrado como o Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal (World IBD Day).

Texto: Toni Vasconcelos/Ascom. Imagem: Anderson Freire/Ascom.